segunda-feira, 23 de março de 2015

Prograd retoma atividades de recepção a ingressantes

Reunião reforçou parceria entre Prograd, Centros de Estudos e a Divisão de Segurança da Prefeitura do Campus

Agência UEL - 19/03/2015


Com o objetivo de retomar o planejamento da "Semana da Recepção Cidadã e Solidária", a diretoria da Pró-reitoria de Graduação (PROGRAD) realizou nesta quinta-feira (19), na Sala Ana Ito, reunião que definiu ações pontuais direcionadas aos 3.090 novos estudantes da UEL. O objetivo é coibir o trote violento.

A iniciativa, que contou com a participação da Pró-reitora de Graduação, professora Ângela Maria de Sousa Lima, da Diretora Pedagógica, professora Maria Helena Guariente e do Prefeito do Campus Universitário, Dari de Oliveira Toginho, reforçou a parceria entre Prograd, Centros de Estudos e a Divisão de Segurança da Prefeitura do Campus Universitário no combate às ações violentas dentro e fora do Campus Universitário. 

Com a retomada das atividades acadêmicas, nos próximos dias, haverá reforço no incentivo à adoção do trote solidário, visando o combate efetivo às atitudes violentas e desrespeitosas. A data de retorno das aulas será definida nesta sexta-feira (20), primeiro com reunião da Câmara de Graduação e de Pós-Graduação, às 8h30. O Conselho de Ensino, Pesquisa e Extensão (CEPE) se reunirá também nesta sexta, a partir das 14h30, para deliberar e aprovar as adequações do Calendário Acadêmico 2015, em função da greve dos professores encerrada na última quarta-feira.

A Universidade investe na promoção de uma série de ações para coibir o trote violento. Já estão disponíveis no site da Prograd, uel.br/prograd, as informações acerca das resoluções de proibição do trote CEPE/CA Nº 177/2008 e CU Nº 161/2008, e a prática do trote violento em Londrina, conforme a Lei Municipal Nº 11.468 (Art. 43, § I). A Prograd disponibilizou canais para denúncias de trotes violentos dentro do Campus Univertário. Um deles é o Disque-trote, pelos telefones (43) 3371-4483 e 3371-4363.

Também está à disposição da comunidade o telefone 0800 400 4474, da Divisão de Segurança. Segundo o prefeito do Campus, os agentes de segurança da UEL vão acompanhar e informar os alunos no sentido de evitar situações de constrangimento. 

Os colegiados dos cursos e Centros de Estudos também são orientados a receber denúncias de trotes violentos. Conforme alerta a Prograd, casos de ocorrências de ações violentas praticadas fora do Campus podem ser denunciados por estudantes e familiares junto as autoridades locais, como a Policia Militar, Guarda Municipal e o Juizado de Menores.

Prêmio - E para incentivar a adoção do chamado "trote solidário", a Prograd promove anualmente o "Prêmio Boas Práticas Solidárias", uma certificação para as atitudes de cunho solidário. Os interessados podem se inscrever na página da Prograd, uel.br/prograd.

Nenhum comentário:

Postar um comentário