quarta-feira, 25 de março de 2015

Mensagem aos estudantes ingressantes da UEL 2015


Agência UEL - 25/03/2015

Estas nossas palavras são dirigidas aos estudantes, especialmente aos ingressantes de 2015. Parabenizamos a todos por esta grande vitória em suas vidas! Sejam muito bem-vindos à Universidade Estadual de Londrina (UEL)!

Lembramos aqui as palavras do educador baiano Anísio Teixeira: "Educar é crescer e crescer é viver. Educação é, assim, vida, no sentido mais autêntico da palavra". É com esse espírito que a comunidade universitária os acolhe por meio de um programa institucional de recepção cidadã e solidária, cuidadosamente preparado para coibir o trote violento e combater atitudes de desrespeito e constrangimento aos novos alunos ingressantes.

A UEL tem compromisso com a qualidade, no ensino e nos serviços que oferece, e ruma em busca da excelência acadêmica. Por meio de trabalho coletivo, dedicação, competência e colaboração das cerca de 23.000 pessoas que reúne nos três segmentos que a compõem (professores, técnico-administrativos e estudantes), o papel da nossa UEL é o de contribuir com o desenvolvimento da sociedade, para quem deve apresentar novos saberes e promover avanços sociais, artísticos, culturais, científicos e inovações tecnológicas.

Exerçamos, assim, de forma integrada e com excelência, as atividades de Ensino, Pesquisa e Extensão, visando à formação de profissionais não só tecnicamente bem preparados, mas cidadãos éticos e comprometidos humanística e socialmente, com visão crítica da realidade e ampliada de mundo. Por isso, a UEL convida você, ingressante 2015, para participar cotidianamente da construção de um ensino superior público de qualidade e pela melhoria de nossa Instituição.

Não se esqueça de que você, a partir de agora, faz parte de uma Universidade que, em 2014, foi avaliada como a melhor Universidade do Paraná, dentre as 14 avaliadas do nosso Estado, e que, dentre 192 Instituições públicas e privadas avaliadas pelo INEP/MEC, foi a 22ª melhor Universidade do Brasil. Ademais, segundo o "Ranking UOL/Folha de São Paulo", a UEL tem o 17º melhor Ensino de Graduação do país. Nossos cursos de Graduação também foram destaque no Guia do Estudante da Editora Abril, onde 95% deles alcançaram conceito 4 e 5. Outro destaque da UEL, segundo o QS World University Ranking 2014: a UEL é a 17a melhor Instituição de Educação Superior do Brasil e a 74a da América Latina, dentre as 361 Universidades públicas e privadas avaliadas.

Essa posição atual de destaque nacional e internacional da UEL foi construída com a união e a determinação da comunidade londrinense, que contou com a competência, compromisso e muita luta dos docentes, técnico-administrativos e discentes, ao longo dos 43 anos de história da Instituição, durante os quais nunca se enfrentou tempos fáceis.

Hoje, reafirmamos nosso compromisso de superação das dificuldades e de luta, incansável e contínua, por uma UEL cada dia de mais qualidade nas suas ações, mais democrática no acesso, mais sólida nas políticas de oportunidades e de permanência direcionadas aos nossos estudantes. Convidamos a todos vocês, estudantes recém-ingressos, para que se engajem nesse esforço, com determinação e responsabilidade.

Para terminar, gostaríamos de citar o cientista Albert Einstein: "Tenha em mente que tudo que você aprende na escola é trabalho de muitas gerações. Receba essa herança, honre-a, acrescente a ela e, um dia, fielmente, deposite-a nas mãos de seus filhos."

A UEL somos todos nós! Sintam-se em casa.

Profª Berenice Quinzani Jordão 
Reitora

Prof. Ludoviko Carnasciali dos Santos 
Vice-Reitor

Nenhum comentário:

Postar um comentário