sexta-feira, 27 de março de 2015

Estudantes participam de gincana de doação de sangue

Agência UEL - 26/03/2015

Começa nesta sexta-feira (27), a "Gincana Solidária de doação de Sangue", que faz parte da recepção solidária e cidadã dos ingressantes. O objetivo é incentivar o trote cidadão e formar novos doadores regulares para o Hemocentro Regional de Londrina. A competição é voltada para todos ingressantes dos cursos da UEL. Interessados em participar podem se inscrever pelo e-mail campanhasangue@uel.br.

Segundo Fausto Trigo, diretor do Hemocentro, as ações de doação de sangue terão pontuações por grupo inscrito e serão computadas ao longo do ano. Os pontos valem por aluno doador, por pessoas que ele convidar para doar e por divulgação na mídia, com acompanhamento do Hemocentro.

O curso que obtiver o maior número de pontos receberá um certificado de voluntariado da UEL, troféu, homenagem no próximo ano na Semana do Doador de Sangue, que será realizada entre os dias 1 e 15 de junho. "A proposta maior da gincana é que não seja apenas uma doação, mas várias ao longo do ano. Nosso objetivo é captar doares regulares", afirma.

O diretor do Hemocentro explica que haverá equiparação de pontos com cursos mais numerosos, para que a competição seja justa. A tabela de pontos estará disponível nesta sexta-feira na página do Facebook do Hemocentro Regional de Londrina, no endereço www.facebook.com/HemocentroRegionaldeLondrina

Segundo Trigo, será realizada uma grande divulgação na rede social, para envolver o universitário na divulgação. "Queremos que eles sejam facilitadores e envolvam a população, para incentivar as doações em toda à comunidade", explica.

Para realizar as doações os grupos devem agendar a visita ao Hemocentro pelo e-mail campanhasangue@uel.br. Segundo Trigo, com agendamento prévio, o Hemocentro pode fornecer transporte para os grupos.

O Hemocentro está localizado na Rua Cláudio Donizete Cavalieri, 156, ao lado do Hospital Universitário (HU) da UEL. O atendimento é de segunda a sexta-feira, das 13 às 18 horas, e aos sábados das 8 às 17h30.

PALESTRAS - Para orientar os estudantes foram realizadas duas palestras com o tema "Ser doador de sangue". A primeira foi na última terça-feira (24), no anfiteatro Cyro Grossi, no Centro de Ciências Biologias (CCB) e ministrada pelo coordenador do Hemocentro de Londrina, Leandro Arthur Dieh, para os ingressantes e professores dos cursos de Educação Física Bacharelado e Licenciatura, Arquitetura, Direito, Medicina Veterinária e Letras.

A outra palestra foi nesta quinta-feira (26), no Centro de Ciências da Saúde (CCS), na qual o coordenador no Hemocentro, Fausto Trigo, conversou com os estudantes de Medicina. A orientação dada pelos médicos foi sobre os benefícios do doador, que além de ajudar, faz um check up da saúde, já que cada coleta implica em exames detalhados antes do material ser utilizado.

Nenhum comentário:

Postar um comentário