terça-feira, 24 de março de 2015

Estudante com atrofia espinhal inicia ano letivo na UEL

No primeiro dia de aula, Daniel e sua mãe, Rosângela, foram recebidos pela Reitora, Berenice Quinzani Jordão e pela Pró-reitora de Graduação, Angela Maria Lima

Agência UEL - 23/03/2015


A reitora da UEL, Berenice Quinzani Jordão, recebeu nesta segunda-feira (23) o estudante, Daniel Vitor Martins, classificado em 1º lugar em Engenharia Elétrica na UEL, tendo sido aprovado também na UEM e na Universidade Tecnológica Federal do Paraná (UTFPR), de Cornélio Procópio. O caso de Daniel, que tem apenas 17 anos, pode ser considerado uma verdadeira superação já que ele é portador de atrofia espinhal, que compromete sua mobilidade motora. O estudante estava acompanhado da mãe, Rosângela Martins.

A visita teve o objetivo de informar sobre as providências da Universidade para garantir a acessibilidade do estudante. Ele está sendo acompanhado individualmente pelo Núcleo de Acessibilidade (NAC) da Pró-Reitoria de Graduação (Progad) da UEL. Segundo a Pró-reitora, Angela Maria de Souza Lima, a proposta é oferecer todas as condições para que o estudante possa circular por salas de aula, laboratórios e demais instalações no Campus.

Uma equipe multidisciplinar levantará as necessidades especiais. Posteriormente as ações de acessibilidade física, pedagógicas e atitudinais serão propostas ao Colegiado de Curso de Engenharia Elétrica. Inicialmente familiares do estudante deverão acompanhá-lo durante as aulas presenciais.

O NAC da UEL tem cadastrado 89 estudantes de graduação que apresentam as mais distintas condições como deficiência auditiva, visual e física, além de transtornos autistas e habilidades (superdotados). Estes estudantes necessitam desde adaptações até complementação curricular. Segundo a coordenadora do NAC, Ingrid Ausec, o atendimento especial está amparado pela Lei de Diretrizes e Bases (LDB) da Educação e pela Política Nacional de Educação Especial na Perspectiva Inclusiva, Lei nacional existente desde 2008. 

Veja também:

Núcleo de Acessibilidade da UEL

Nenhum comentário:

Postar um comentário