quinta-feira, 10 de setembro de 2015

Vestibular registra 3,5 mil pré-inscritos em 24 horas


Agência UEL - 09/09/2015

A Coordenadoria de Processos Seletivos (Cops) da UEL registrou 3,5 mil pré-inscrições nas primeiras 24 horas depois de aberto o período para os candidatos efetivarem a inscrição para o Vestibular 2016. O prazo teve início nesta terça-feira (8), a partir das 17 horas, pela internet, no endereço (www.cops.uel.br). Lá o estudante encontra uma aba para imprimir o boleto bancário para pagamento do preço público de R$ 125,00. As inscrições poderão ser feitas até 8 outubro.

A expectativa da organização do concurso é atrair perto de 25 mil candidatos. Segundo a coordenadora de Processos Seletivos, Cristina Bulhões Simon, as datas do concurso poderão incentivar que mais candidatos optem pela UEL. A 1ª fase será realizada em 6 de dezembro e a 2ª fase nos dias 31 de janeiro, 1 e 2 de fevereiro de 2016. Segundo Cristina Bulhões, na 2ª etapa, somente a UEL estará realizando provas, o que representa um diferencial importante.

Ela chama a atenção dos candidatos para as obras literárias exigidas no concurso: a listagem completa pode ser acessada no site da Cops. Entre as exigências, informa ela, há quatro romances, além de gêneros como poesia e crônicas. A recomendação é que os estudantes procurem os livros, lembrando que os conteúdos serão exigidos na prova de Línguas e Literaturas, com 20 questões, no primeiro dia da 2ª fase. Os livros também constam da prova de Conhecimentos Específicos de vários cursos de Humanas e Biológicas, também na 2ª fase. "Nada substitui a experiência do contato com o autor", afirma a coordenadora.

Planejamento - O diretor administrativo da Cops, Roberto Mantoani, orienta que os candidatos devem procurar fazer a inscrição com antecedência e planejamento. Ele explica que o processo é 100% online, mas que a concretização se dá após o pagamento da taxa, via boleto bancário. Segundo ele, o procedimento demora entre 10 e 15 minutos, sendo que os candidatos devem preencher o questionário sócio-educacional, que é utilizado pela UEL para traçar um perfil dos vestibulandos.

Ainda de acordo com o diretor, a Cops enviou material de divulgação para cerca de mil escolas e cursos pré-vestibulares do Paraná e de outros estados. O objetivo é envolver os estudantes, informando sobre prazos e exigências. Outra boa divulgação ocorreu na Feira das Profissões, realizada no Campus da UEL no dia 3 de setembro, que teve uma ótima adesão das escolas da região.

A UEL oferece 2.550 vagas, em 54 cursos de graduação, considerando turnos e habilitações, sendo que outras 540 vagas serão ofertadas por meio do Sistema de Seleção Unificada (SISU), do MEC. Ao todo são 29 cursos de graduação oferecem esta nova modalidade de acesso. As provas de Habilidades Específicas do curso de Música serão realizadas no dia 1º de novembro. O resultado da 1ª fase será divulgado em 17 de dezembro, às 17 horas. Já o resultado final do Vestibular será divulgado em 14 de março, a partir das 12 horas.

Veja também:

Cursos de Graduação da UEL
(www.uel.br/prograd/graduacao)

Nenhum comentário:

Postar um comentário