quinta-feira, 3 de setembro de 2015

Vestibular Indígena abre inscrições em 8 de setembro


Agência UEL - 01/09/2015

As inscrições para o XV Vestibular dos Povos Indígenas no Paraná serão abertas na terça-feira (8). O concurso é direcionado a alunos indígenas interessados em novas oportunidades ou em carreiras profissionais de nível superior. Serão oferecidas seis vagas em cada uma das sete Universidades Estaduais, além de 10 na Universidade Federal do Paraná (UFPR), que se associou ao processo como conveniada. Este ano o concurso será realizado nos dias 10 e 11 de dezembro, no Campus da UEL, em Londrina. As inscrições poderão ser feitas até 23 de outubro. Informações no endereço http://www.uel.br/prograd/vestibularindigena.

A expectativa é atrair mais de 500 candidatos. No ano passado, quando o vestibular foi realizado na Unicentro, em Guarapuava, foram registrados 420 inscritos. O candidato interessado deve procurar uma das universidades estaduais para obtenção do Manual do Candidato. A ficha de inscrição preenchida, juntamente com o questionário socioeducacional devem ser entregues em uma das universidades. O candidato também poderá encaminhar a ficha de inscrição e a documentação exigida para a UEL/Prograd, via Correios, desde que postado até o dia 23 de outubro.

O vestibular consiste de uma prova oral, redação e prova objetiva com cinco questões de cada disciplina do Ensino Médio. O exame será aplicado no Centro de Estudos Sociais Aplicados (CESA), no Campus da UEL. No vestibular indígena o candidato escolhe apenas a Universidade onde deseja estudar e não o curso. A escolha da graduação é feita pelo aluno no ato da matrícula. A UEL, no entanto, segundo a diretora do Serviço de Bem Estar à Comunidade (SEBEC), Betty Finatti, implantou no ano passado um ciclo intercultural de iniciação acadêmica, com duração de um ano, no qual os alunos indígenas recebem formação intermediária entre a educação básica e o ensino superior.

Histórico - O Paraná, que tem 17 áreas de reservas indígenas demarcadas, foi o primeiro Estado do Brasil a estabelecer uma política pública de ingresso e permanência de indígenas em universidades públicas no Brasil. O Vestibular dos Povos Indígenas começou, há 14 anos, com 52 candidatos, a grande maioria de perfil adulto, para 15 vagas, três em cada uma das então cinco universidades estaduais. Nesses 14 anos foram oferecidas 525 vagas para indígenas.

Nenhum comentário:

Postar um comentário