quarta-feira, 23 de setembro de 2015

Semana debate o direito a acessibilidade

Aula aberta sobre aprendizagem do sistema Braille abriu a Semana da Pessoa com Deficiência

Agência UEL - 23/09/2015

Teve início na manhã desta quarta-feira (23) a Semana da Pessoa com Deficiência, promovida pelo Núcleo de Acessibilidade (NAC) da Pró-Reitoria de Graduação (Prograd) da UEL. Com cursos, palestras e discussão sobre o direito à acessibilidade, o objetivo da semana é mobilizar a comunidade universitária para o debate sobre a inclusão das pessoas com deficiência. A primeira atividade foi realizada no calçadão, em frente à Biblioteca Central, com a aula aberta "Aprendizagem do Sistema Braille".

Participaram professores da rede estadual e municipal, estudantes, docentes e servidores da UEL, que além da teoria sobre orientação e mobilidade apresentada pela professora Ana Irina, do Centro de Apoio Pedagógico para Atendimento às Pessoas com Deficiência Visual (CAP), fizeram uma dinâmica com os olhos vendados, para utilizarem a bengala e andarem pelo calçadão.

Participante da dinâmica, a professora da rede estadual e municipal de Jacarezinho, Regina Maria de Oliveira Cruz Ferreira, relatou a experiência. "A gente não tem noção do que está fazendo. Só quem está passando por isso sabe a dificuldade, a insegurança que é. Falta acessibilidade nas ruas", afirmou.

Dinâmica mostrou aos participantes as dificuldades das pessoas com deficiência visual

De acordo com Ingrid Ausec, coordenadora do NAC, na UEL atualmente não há deficientes visuais totais, porém, nove estudantes são atendidos pelo Núcleo devido à baixa visão. "O Núcleo busca a capacitação e a formação mesmo que não tenha aluno com deficiência visual. Um estudante com deficiência desencadeia uma rede de apoio em toda a instituição, por isso estamos constantemente em formação", afirma.

A Semana da Pessoa com Deficiência é realizada em parceria com o CAP, um programa do Ministério da Educação (MEC) realizado em todo o país e mantido pela Secretaria de Estado da Educação. Moacir Luciano, coordenador do CAP em Londrina, explica que o Centro de Apoio é baseado na capacitação de profissionais que trabalham na formação de alunos especiais. Devido a isso, diversas atividades entre o NAC e o CAP são realizadas em conjunto. "Sempre que precisa há a troca de serviços. A proximidade entre os órgãos, por serem públicos, facilita a parceria e os dois lados se beneficiam", explica Moacir Luciano.

A programação da semana prossegue no período da tarde com Exposição LIBRAS, no mesmo local, o calçadão do Campus, em frente à Biblioteca Central. Docentes da disciplina de Libras dos cursos da UEL farão exposição de banners e de trabalhos relacionados à Língua Brasileira de Sinais. Nesta quinta-feira (24) está programado o curso "Acessibilidade e Assertividade", com capacitação dos agentes de segurança da UEL para o adequado atendimento de pessoas com deficiência.

Já na sexta-feira (25), será realizada a "Blitz Acessibilidade", com uma caminhada pelo Campus buscando identificar locais que precisam melhorar a acessibilidade e principalmente identificar e orientar o uso das vagas reservadas para pessoas com deficiência. A equipe do NAC sairá da Prograd às 9 horas. 

Veja também:

Núcleo de Acessibilidade da UEL
(www.uel.br/prograd/nac)

Nenhum comentário:

Postar um comentário