quarta-feira, 10 de setembro de 2014

UEL é destaque no Ranking Universitário Folha

Biomediciona é o melhor curso do Paraná à frente de renomadas Universidades Federais do país

Agência UEL - 09/09/2014

O curso de Biomedicina, do Centro de Ciências Biológicas (CCB), está na 4ª posição entre os 10 melhores do país

A Universidade Estadual de Londrina aparece em 24º lugar no Ranking Universitário Folha, tradicional pesquisa de qualidade de instituições de ensino superior realizada anualmente pela Folha de S. Paulo, cujo resultado foi divulgado ontem, segunda-feira (8). Outro destaque é o curso de Biomedicina, do CCB, que aparece em 4º lugar entre os 10 melhores do país.

A UEL alcançou nota final de 80,90 num máximo de 100,0. A USP, primeira colocada, chegou a 97,00. A pesquisa refere-se apenas ao ensino de graduação. Entre as universidades públicas paranaenses, a UFPR ficou em 9º lugar, a UEM em 23º, a Unioeste em 50º, a UFTPR em 53º, a UEPG em 60º, a Unicentro em 92º e a UENP em 170º. Das particulares, a melhor colocação é da Pontifícia Universidade Católica do Paraná, em 32º lugar.

Para a composição do ranking, foram levados em consideração cinco aspectos: qualidade de ensino, qualidade de pesquisa, avaliação do mercado, inovação e internacionalização. Além de indicadores objetivos, como volume de publicações científicas de cada universidade, levou-se em consideração o resultado de entrevistas com 611 professores que avaliam cursos para o Ministério da Educação e com 1.970 responsáveis por recursos humanos de empresas. Desta vez, em vez de 30, foram avaliados os cursos das 40 carreiras com maior número de ingressantes no país.

Além do curso de Biomedicina (4º lugar), nas tabelas que informam onde estão os 10 melhores cursos de cada carreira, a UEL também aparece com destaque, com cursos bem colocados em várias áreas, entre eles Design (8º lugar), Enfermagem (9º lugar), Farmácia (7º lugar), Geografia (7º lugar) e Fisioterapia (8º lugar). A UFPR está presente em 19 tabelas dos 10 melhores cursos do Brasil, a UEM em quatro e a UFTPR (Curitiba) em uma.

Biomedicina é o melhor curso da UEL, segundo o RUF

O curso de Biomedicina alcançou o melhor resultado entre os cursos da UEL que foram avaliados pelo RUF. A 4º posição entre os 10 melhores coloca o curso atrás apenas de Universidades como USP e UNESP. Hoje, o curso é considerado o melhor do Paraná, o 2º melhor da região Sul, inclusive à frente de quatro Universidades Federais – UFU, UFPE e UFMG.

A coordenadora do curso de Biomedicina, professora Cássia Thais Zaia, e o vice-coordenador Fábio Goulart de Andrade, comemoram a conquista. Na avaliação da professora, o resultado coloca em destaque no cenário nacional o da UEL. O que se deve, segundo Cássia, especialmente à capacitação do corpo docente, que possui 90% de doutores, entre eles cerca de 60% têm pós-doutorado, além do grande número de projetos de pesquisa, a extensa produção acadêmica do corpo docente e a qualidade técnica do corpo discente.

O foco do curso de Biomedicina da UEL é a pesquisa e a docência na área de saúde, mas o profissional sai habilitado para atuar em 35 diferente áreas da saúde. Todos os anos são ofertadas 20 vagas para o curso de Biomedicina. A primeira turma colou grau em 2004. Hoje, ao todo são 70 alunos na quatro séries. No Brasil existem mais de 100 cursos de Biomedicina. 

Veja também:

Cursos de Graduação da UEL

Nenhum comentário:

Postar um comentário