segunda-feira, 22 de setembro de 2014

Encontro entre IEES debate atendimento educacional especializado

Iniciativa da Prograd e do Núcleo de Acessibilidade (NAC) reuniu representantes das Universidades Estaduais

Agência UEL - 22/09/2014

Com o objetivo de discutir questões referentes às demandas dos serviços de atendimento educacional especializado no Ensino Superior do estado, a Pró-reitoria de Graduação (PROGRAD) promoveu na última sexta-feira (19) um encontro com 19 representantes de cinco Instituições Estaduais de Ensino Superior. A reunião foi realizada na Sala 103 do Centro de Ciências Humanas (CCH), como parte das atividades do IV Seminário sobre Inclusão no Ensino Superior, organizado pelo Núcleo de Acessibilidade da UEL.

De acordo com a Pró-reitora de Graduação, professora Ângela Marina de Sousa Lima, foram debatidos na reunião técnica a retomada de ações acerca da contratação de intérprete de Libras para as IEES, a criação de cargos de apoio ao serviço de Educação Especial nas Universidades, além da elaboração da proposta de modelo de serviço estadual de atendimento educacional especializado comum a todas as Universidades. Também ficou estabelecido a necessidade de reivindicação de um serviço de apoio da Secretaria da Ciência Tecnologia e Ensino Superior (SETI) aos programas, núcleos e demais serviços ligados à Educação Especial das IEES do Paraná. 

Outro resultado da reunião entre representantes das IES reside na retomada da organização do Fórum Estadual de Educação Especial das Instituições de Ensino Superior do estado. A ideia é fortalecer as ações conjuntas das Universidades no sentido de articular melhorias para a Educação Especial. Até 2015, a direção geral e coordenação do evento é da Pró-reitora de Graduação da UEL, professora Ângela Marina de Sousa Lima, a vice-coordenadora é a professora Vera Lúcia da Silva, da Unioeste/Cascavel, e secretária a psicóloga Ingrid Ausec, coordenadora do NAC, da UEL.

Além da UEL, também participaram da reunião representantes da Universidade Estadual do Oeste do Paraná (UNIOESTE), Universidade Estadual do Norte do Paraná (UENP), Universidade Estadual do Paraná (UNESPAR), Universidade Estadual de Maringá (UEM), entre outras.

Veja também:

Núcleo de Acessibilidade da UEL

Nenhum comentário:

Postar um comentário