sexta-feira, 2 de setembro de 2016

Pró-reitora participa do Fórum de Pró-Reitores de Graduação

Agência UEL - 01/09/2016

A Pró-reitora de Graduação, professora Ângela Maria de Sousa Lima, participa do Fórum Nacional de Pró-Reitores de Graduação (ForGRAD), que ocorre até esta sexta-feira, dia 2, na Universidade Federal do Amazonas (UFAM). Na manhã desta quinta-feira (1º), a pró-reitora foi debatedora no painel intitulado Formação de Professores para a Educação Básica.

Além da UEL, participaram como debatedores representantes da Universidade Federal do Oeste do Pará (UFOPA), Instituto Federal do Amazonas (IFAM), Universidade Federal da Paraíba (UFPB), Universidade Federal do Pampa (UNIPAMPA). O mediador foi o professor Miguel Arcanjo de Freitas Júnior, da Universidade Estadual de Ponta Grossa (UEPG).

A pró-reitora da UEL destacou o debate nacional sobre a Formação de Professores para a Educação Básica, a partir das reflexões realizadas no Fórum de Pró-Reitores de Graduação da Região Sul - Forgrad Sul, que foi realizado na UEPG, nos dias 28 e 29 de julho deste ano, sob a mesma temática, sendo que as sínteses foram registradas na Carta de Ponta Grossa.

Entre outros temas, a professora Ângela Maria também abordou os desafios gerais enfrentados na Formação de Professores para a Educação Básica em Instituições Públicas, Instituições de Ensino Superior, Centros Universitários, Faculdades e Institutos Federais do Estado do Paraná. Ela destacou também as potencialidades e os desafios vivenciados pelas sete Universidades Estaduais, sob a percepção do Fórum Permanente de Pró-reitores de Graduação das Universidades Estaduais do Paraná (PROGRADES).

Fórum - O ForGRAD é constituído por todos os Pró-Reitores de Graduação, ou ocupantes de cargos equivalentes, das Universidades e Centros Universitários e tem por objetivos elaborar políticas e diretrizes básicas que permitam o fortalecimento das ações comuns e inerentes às Pró-Reitorias, em nível nacional e regional. O Fórum visa ainda contribuir para a formulação e implementação de políticas públicas de Educação Superior, com foco no pleno desenvolvimento do país, de forma articulada com órgãos governamentais e outros segmentos da sociedade civil.

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