segunda-feira, 19 de setembro de 2016

Encontro Nacional do PARFOR reúne 300 participantes


Agência UEL - 19/09/2016


Cerca de 300 participantes, entre coordenadores gerais e de cursos, professores-formadores e professores-estudantes do Plano Nacional de Formação de Professores da Educação Básica (PARFOR) de todas as regiões do país participam a partir de quarta-feira (21) do III Encontro Nacional do PARFOR. O evento é realizado em parceria com a Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (CAPES), e segue até sexta-feira, dia 23, no Hotel Sumatra (Centro).

A terceira edição do Encontro tem como tema "O PARFOR, a Formação e a Ação de Professores na Educação Básica", que prevê na programação mesas-redondas, minicursos, conferências e relato de experiências. A programação completa está disponível no endereço capes.gov.br.

Abertura - A abertura será realizada às 16 horas, com a mesa redonda "Trilhas e tramas da formação de Professores no PARFOR ontem e hoje" com participação da diretoria de Formação de Professores da Educação Básica - (DEB/CAPES) Izabel Lima Pessoa, do professor da Universidade Federal do Pará (UFPA) Licurgo Peixoto de Brito, do professor do Instituto de Educação Superior Presidente Kennedy (IFESP), José Paulino Filho, e mediação da professora e responsável pelo PARFOR na UEL, Maria Irene Pellegrino de Oliveira Souza.

Durante o encontro será lançado o livro em DVD "Olhares sobre a formação de professores: relatos, reflexões e proposições", organizado pelas professoras Marie Irene Pellegrino e Rosangela Ramsdorf Zanetti, da UEL. O título aborda a atuação do PARFOR no país, com colaboração de professores de Londrina, Amazonas, Bahia, universidades do Paraná e também da Universidade de Lisboa.

O PARFOR é um programa federal, executado pelas universidades públicas, que proporciona aos profissionais da Educação Básica, da rede pública, a oportunidade de fazer cursos superiores com aulas aos sábados, feriados e em períodos concentrados nas férias.

UEL - A Universidade foi a primeira do estado a aderir ao Programa, iniciado em 2009. De acordo com Maria Irene Pellegrino, a UEL formou 489 professores-alunos da educação básica, com atuação de cerca de 150 professores da universidade.

Atualmente, 2.870 turmas do PARFOR são atendidas no país. Desde 2009, 28.931 professores-alunos foram formados. Na região Sul, são 27 instituições participantes e, no mesmo período, a região formou 2.427 professores-alunos.

Nenhum comentário:

Postar um comentário