sexta-feira, 30 de outubro de 2015

Seminário internacional debateu Metodologias Ativas

Abertura do evento lotou o Anfiteatro Cyro Grossi
Agência UEL - 29/10/2015

Mais de 500 estudantes e profissionais da área da educação do Brasil, Uruguai, Paraguai e Argentina participaram do seminário "Intercâmbio de Experiências e Metodologias Ativas" realizado encerrado nesta quinta-feira (28) na UEL, com o objetivo de discutir projetos inovadores de formação de professores que se destacaram no Programa de Apoio ao Setor Educacional do Mercosul (PASEM). A programação, que começou na noite de segunda-feira (26) contou com a participação de professores convidados, representantes da Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (Capes) e do Grupo de Estudos em Práticas de Ensino (GEPE) da UEL que realizaram uma reunião de avaliação das atividades desenvolvidas nesta quinta, pela manhã.

Reunião de avaliação com a participação de professores convidados

Segundo a diretora pedagógica da Pró-Reitoria de Graduação (Prograd), Maria Helena Guariente, além dos debates, os 87 professores contratados no mais recente concurso realizado pela UEL foram convidados a participar do encontro. Na segunda-feira, durante a solenidade de abertura, além de assistir à conferência da professora Lea Anastasiou, docente aposentada da UFPR, os novos contratados foram recepcionados pelos colegas e participantes.

A UEL foi escolhida para sediar o evento porque se destacou com um projeto inovador de formação de professores - o Grupo de Estudos em Práticas de Ensino. No próximo ano, em data ainda a ser definida, a UEL deverá sediar o Encontro Nacional de Metodologias Ativas, que é realizado a cada dois anos.

Toda a programação do evento foi direcionada a coordenadores e vice-coordenadores de colegiados da UEL e também a professores interessados no assunto. Além da conferência de abertura, a grade oficial incluiu uma mesa-redonda destacando experiências de metodologias ativas. Os participantes puderam ainda participar de oficinas sobre Desenvolvimento de Materiais Educacionais Inclusivos, Iniciação Científica e de Cinema-Educação.

Veja também:

Intercâmbio de Experiências e Metodologias Ativas
(www.uel.br/prograd/eventos/iema)

Nenhum comentário:

Postar um comentário