terça-feira, 27 de outubro de 2015

Lançado livro que aborda Práticas Educacionais


Agência UEL - 23/10/2015

Foi lançado na tarde desta sexta-feira (23), o livro "Políticas e Práticas Educacionais - LENPES e Novos Talentos/Ciências Humanas", publicado pela Editora da UEL e organizado pela pró-reitora de Graduação Angela Maria de Sousa Lima. O lançamento foi realizado na sala Ana Ito, na Prograd.

A obra é a união do trabalho coletivo de alguns programas e projetos da Universidade que visam à integração com as escolas públicas da cidade de Londrina e região. Segundo a pró-reitora de Graduação, as ideias e proposições encontradas na obra têm na Escola Pública um dos espaços privilegiados do fazer educativo.

Os cursos de Ciências Sociais, Filosofia, História e Geografia da UEL, a partir da interação entre o Laboratório de Ensino, Pesquisa e Extensão de Sociologia (LENPES), o Programa Observatório da Educação (OBEDUC/Ciências Sociais/UEL) e o Programa Novos Talentos/Ciências Humanas/UEL, propiciam em seus textos análises e relatos de experiências que auxiliam na compreensão do funcionamento da educação pública e do papel das Ciências Humanas nesse processo.

São artigos, produzidos por diversos autores, abordando variados temas, que visam entender as práticas docentes das Ciências Humanas na Educação Básica, assim como as tensões, problemas e as estruturas desiguais da escola pública brasileira.

O livro inicia com interpretações criteriosas dos Relatórios do Programa Educação para Todos, da UNESCO, evidenciando as contradições nos discursos institucionais. A segunda seção é composta por artigos da disciplina do curso de mestrado em Ciências Sociais, "Tópicos especiais em temas contemporâneos" com ênfase na área de ensino de Sociologia. Logo após, são elencados relatos sobre as Semanas de Sociologia e Filosofia (mais recentemente denominadas Jornadas de Humanidades), como eventos que visam à integração entre a UEL e a Educação Básica por meio de oficinas, palestras e apresentações culturais. Esses relatos evidenciam a importância das Semanas/Jornadas para as escolas públicas e para a formação docente, num projeto com mais de uma década de duração. Na quarta seção estão os artigos do Programa "Novos Talentos/Ciências Humanas" da UEL que relatam práticas pedagógicas e discutem temas, conteúdos e metodologias voltadas à área de ensino das disciplinas de História e Geografia. Por fim, são apresentados diversos planos de aula da disciplina de Sociologia, elaborados por estudantes egressos do curso de Ciências Sociais.

Também fazem parte da organização do livro: Angélica Lyra de Araújo, Adriana Cristina Borges, Alexandre Jerônimo Correia Lima, Andreia Maria Cavaminami Lugle, Claudiney José de Sousa, Cristiano Pinheiro Correa, Gonçalo José Machado Junior, Ileizi Luciana Fiorelli Silva, Jaqueline Fabeni dos Santos, Maria José de Rezende, Margarida Cássia Campos, Marcela de Oliveira Nunes, Meire Ellen Moreno, Rogério Nunes da Silva e Rogério Martins Marlier.

Nenhum comentário:

Postar um comentário