segunda-feira, 18 de fevereiro de 2013

DCE lança Campanha Calouro Mais Londrina no RU

Agência UEL - 15/02/2013

Com o início do ano letivo na Universidade Estadual de Londrina (UEL) na próxima semana, o Diretório Central dos Estudantes (DCE) vai lançar nesta segunda-feira, dia 18, às 10h30, no pátio do Restaurante Universitário (RU), a Campanha Calouro Mais Londrina!, com o show de Talentos da UEL. A primeira apresentação será da aluna do curso de Direito, Juliana Bruneli.

O objetivo da campanha é sensibilizar os veteranos para a adoção de trotes solidários, inteligentes e criativos na recepção aos calouros. Com o incentivo ao trote solidário, a Campanha Calouro Mais Londrina! visa tornar a cidade referência nacional em recepção não violenta aos calouros.

O cronograma de atividades da campanha prevê a realização de uma Semana Cultural, no período de 25 de fevereiro a 1º de março, com mostra de artes, teatro, apresentações musicais, rodas de capoeira e maracatu.

Já o “Ciclo de Diálogos” trará debates com temas ligados ao universo universitário, entre eles autonomia universitária, entidades estudantis da UEL, como o DCE, centros acadêmicos, atléticas, empresas juniores, AIESEC – organização internacional formada por jovens universitários e Comissão Universitária para os Índios (CUIA), além dos temas como passe livre, acesso à educação, voluntariado, mercado de trabalho. Os debates serão realizados nos períodos da manhã e tarde no Campus Universitário, em locais que serão divulgados no site do DCE, e serão abertos aos calouros e a comunidade universitária. 

Segundo a diretoria do DCE, a proposta é receber os calouros com respeito e dignidade, sem ações vexatórias ou humilhantes, por isso, o incentivo a novas modalidades de trote, que também busca a integração entre calouros e veteranos. “Também é importante levar aos calouros informações sobre a legislação da Universidade sobre o trote violento”, completou o aluno Filipe Barros, presidente do DCE.

Para tanto, o DCE vai promover o “Prêmio Boas Práticas em Recepção aos Calouros”, com a entrega de certificados. As ações serão reconhecidas pela criatividade, impacto social, ambiental e econômico, inovação e sustentabilidade. O prêmio está com inscrições abertas até 15 de março no site do DCE, no endereço www.dceuel.org.br, e a premiação será dia 29 de março.

A campanha Calouro Mais Londrina! Conta com a parceira da Pró-Reitoria de Graduação (PROGRAD), Pró-Reitoria de Extensão (PROEX), além da Aldeia Coworking. Confira a programação completa da campanha no site do DCE, no endereço www.dceuel.org.br.

A primeira edição da campanha, em 2011, foi o Trote de Cara Nova, que na época contou com a colaboração da mídia local. Já a segunda edição, em 2012, intitulada Movimenta Calouro UEL foi marcada pela participação da comunidade universitária.

Veja também:

Programa de Recepção dos Ingressantes (www.uel.br/prograd/recepcao)

Nenhum comentário:

Postar um comentário