terça-feira, 28 de fevereiro de 2012

Recepção cidadã aos calouros do CCS

Agência UEL - 28/02/2012

Sem violência ou humilhações. A recepção aos calouros do Centro de Ciências da Saúde (CCS) tem como tema o ‘Ingressante Solidário’. Cerca de 320 novos alunos dos cinco cursos de graduação do CCS (Medicina, Enfermagem, Farmácia, Fisioterapia e Odontologia) participam da Semana de Integração do Calouro, realizada até quinta-feira, dia 2 de março. A Semana, promovida pela Direção do CCS, junto com os colegiados dos cursos, visa estimular solidariedade e a integração entre os futuros profissionais da saúde.

Além de palestras e atividades específicas para cada curso, a Semana arrecada produtos de higiene e limpeza para a Casa de Apoio do HU, que atende familiares de pacientes oriundos de outros municípios que buscam tratamento no Hospital. De acordo com a chefe da Divisão de Serviço Social do HU, Maria Lúcia Maximiano, os produtos arrecadados na recepção passada supriram a necessidade da Casa de Apoio durante o ano todo. “Recebemos muitas doações de alimento, mas poucas de materiais de higiene e limpeza. Graças às doações dos produtos pelos calouros em 2011, economizamos muito”, comemora Lúcia.

O Hemocentro também foi incluído nas programações da Semana. Os calouros de medicina e educação física doarão sangue no dia 29 de fevereiro e 2 de março, respectivamente. Segundo a assistente social do Hemocentro, Eliana Palú Rodrigues, as doações dos novos alunos são muito importantes, pois nessa época do ano há uma baixa no estoque de sangue. “Geralmente as pessoas vão viajar no carnaval, logo, temos menos doações.”, explica Eliana.

Segundo a diretora do CCS, Aparecida de Lourdes Perim, a atual maneira de receber os estudantes motiva a integração entre os cursos e visa coibir o trote violento. “A UEL conta com o Disque-Trote, e caso alguém se sinta humilhado, deve denunciar”, esclarece a diretora.

A superintendente do HU, Margarida Carvalho, comenta que o ingresso na universidade é um ritual de passagem que não deve ser marcado por eventos traumáticos. “A chegada dos calouros revitaliza o HU e a maneira de receber os estudantes valoriza a ética, que é de suma importância para o futuro profissional”.

Serviço

O Disque-Trote funciona de segunda a sexta, das 8h às 11h30 e das 14h às 18h, pelos telefones 3371-4483/3371-4363. 

Nenhum comentário:

Postar um comentário