quarta-feira, 29 de fevereiro de 2012

Calouros de Medicina informam sobre doação de sangue

Estudantes fazem campanha junto à população

Agência UEL - 29/02/2012

Cerca de 50 ingressantes do curso de Medicina da UEL, do Centro de Ciências da Saúde (CCS), começaram hoje pela manhã (29/2) campanha de captação de doadores de sangue no centro de Londrina, nas proximidades da Catedral Metropolitana. A coleta de sangue acontece no salão da Catedral, e é feita pelo Hemocentro do Hospital Universitário (HU), nesta quarta-feira até às 17 horas.

O “Trote Solidário Medicina UEL” faz parte das ações da Semana de Integração do Calouro. Segundo informações do Hemocentro do HU, a meta é captar, aproximadamente, 250 doadores. Na avaliação da veterana do segundo ano de Medicina, Fernanda Bresil, divulgar a importância da doação de sangue entre os calouros é fundamental, já que eles serão profissionais da saúde. “Eles são participativos e entraram de cabeça na campanha”, diz.

Munidos de material informativo, os estudantes percorrem as ruas do centro para informar a população sobre a doação de sangue. Um procedimento simples, seguro, indolor, que não prejudica a saúde. A caloura Ana Carolina lembra que esta é a época do ano mais crítica do Hemocentro, que sofre com a redução do número de doadores. “No início do ano a quantidade de doadores diminui muito em função das férias e feriados”, salienta. Segundo ela, no momento da abordagem as pessoas são receptivas e se mostram dispostas a colaborar com a campanha.

Na opinião do calouro Luiz Antônio Vesco Gaiotto, a iniciativa é válida e deveria acontecer mais vezes durante o ano. “É uma contribuição importante que ajuda quem precisa”, ressalta. Embora ainda no início da mobilização para captação de doadores, pela manhã Luiz Antônio já contabilizava 15 doadores.

Vale ressaltar que os calouros do curso de Educação Física (CEFE) também aderiram à campanha. Eles vão se reunir nesta sexta-feira, 2 de março, no Hemocentro do HU para a doação de sangue, das 8 horas às 17h30. Os requisitos para estar apto a doar sangue são: boas condições de saúde, ter entre 18 e 67 anos, peso igual ou superior a 50 quilos. E ainda, homens podem doar a cada 60 dias e mulheres a cada 90.

Mais informações no Hemocentro Regional de Londrina, nos telefones (43) 3371-2356 e 3371-2218. Ou no endereço www.uel.br/hu/hemocentro.

Serviço 

Para ser doador de sangue procure o Hemocentro Regional de Londrina.
Horário: 8h às 17h30, de segunda-feira a sábado.
Endereço: Rua Cláudio Donizete Cavaliere, 156, Jardim Aruba (ao lado do HU). 

A doação acontece no salão da Catedral de Londrina




Nenhum comentário:

Postar um comentário