sexta-feira, 25 de outubro de 2019

Pró-Ensino apresenta empresas juniores e Programas de Educação Tutorial

Palestra apresenta ações e atividades das empresas juniores

Agência UEL - 24/10/2019


O 1º Pró-Ensino: Mostra Anual de Atividades de Ensino teve início nesta quinta-feira (24), com atividades em salas de aulas e no estacionamento do Centro de Letras Ciências Humanas (CCH). As ações são realizadas nos períodos matutino, vespertino e noturno. O evento faz parte da programação do 1º Encontro Integrado da UEL (1º EI-UEL), que engloba ações relacionadas ao tripé ensino, pesquisa e extensão.

Organizado pela Pró-reitoria de Graduação (PROGRAD), o Pró-Ensino conta com 361 participantes e 218 trabalhos de projetos de ensino para serem apresentados. As apresentações foram realizadas pela manhã e seguem durante o dia em salas de aula do CCH.

Em outra sala, a professora Gisele Franco dos Santos, do Departamento de Estudos do Movimento Humano, disponibiliza aos estudantes jogos de tabuleiros antigos, alguns deles com mais de sete mil anos de criação. Entre eles estão o Yoté, Mancala, Fanorana, Senet, Gamão e Jogo Real de Ur. A professora explica que os jogos fazem parte do projeto de extensão "ABC do jogo", que tem como objetivo o ensino e a aprendizagem por meio dos jogos.

Projeto de Extensão ABC do Jogo incentiva a aprendizagem por meio dos jogos

As empresas juniores dos cursos de graduação, também vinculadas à Prograd, marcam presença no Pró-Ensino. As estudantes Giovana Montanari e Luiza Munhoz ministraram pela manhã, no Anfiteatro do CCH, a conferência "O Movimento Empresa Júnior (MEJ)". Elas explicaram que o MEJ é o maior movimento de empreendedorismo de jovens do mundo e destacaram o impacto e relevância das empresas juniores da UEL. As estudantes lembraram também que a Business Consultoria, do curso de Administração, foi a primeira empresa júnior da região Sul, criada em 1990.

"A empresa júnior é formada exclusivamente por estudantes. Eles realizam projetos e adquirem experiência profissional antes de entrar no mercado de trabalho", define Luiza Munhoz. Para os alunos que não puderam comparecer no período da manhã, a palestra será ministrada às 19h30. As empresas também têm espaço para divulgar os serviços realizados em estandes montados no estacionamento do CCH.

Em outro estande, também no estacionamento, estão os estudantes integrantes do Programa de Educação Tutoria (PET) de Educação Física, com coordenação do professor Victor Okazaki, do Centro de Educação Física e Esporte (CEFE). Eles apresentam durante esta quinta-feira a Mostra de Experimentos - testes motores, físicos e cognitivos relacionados à área de Educação Física.

Apresentação de trabalho no CCH

Programação - No período noturno, a programação do 1º Pró-Ensino conta com a palestra "Interculturalizar a educação superior: desafios, inovações e perspectivas", ministrada pela professora Adir Casaro Nascimento, da Universidade Católica Dom Bosco, de Campo Grande. A atividade tem início às 19h30, no Anfiteatro do Centro de Estudos Sociais Aplicados (CESA).

No mesmo horário, no estacionamento do CCH, será realizado o Luau com o GEDAL, do Grupo de Estudo e Divulgação de Astronomia de Londrina (GEDAL). A atividade é coordenada pelo professor Marcello Costa, do Departamento de Física, responsável pelo PET de Física. A programação completa está disponível no endereço do Pró-Ensino .

Integrado - Estudantes de graduação e pós-graduação participam até sexta-feira (25) do 1º Encontro Integrado da UEL (1º EI-UEL). O objetivo é divulgar atividades, projetos e programas acadêmicos de ensino, pesquisa e extensão. Além do Pró-Ensino, o Integrado conta ainda com o 28º EAIC - Encontro Anual de Iniciação Científica, o 2º Encontro Anual de Extensão Universitária e o 8º Simpósio de Extensão da UEL "POR EXTENSO".

Nenhum comentário:

Postar um comentário