terça-feira, 22 de outubro de 2019

Estudantes participam do Encontro Integrado com foco no Ensino, Pesquisa e Extensão



Agência UEL - 22/10/2019


Estudantes de graduação e pós-graduação participam a partir desta quarta-feira (23) do 1º Encontro Integrado da Universidade Estadual de Londrina (1º EI-UEL). O objetivo é divulgar atividades, projetos e programas acadêmicos de Ensino, Pesquisa e Extensão. Estas atividades fortalecem a indissociabilidade do tripé acadêmico na formação dos futuros profissionais. O encontro prossegue até sexta-feira (25) com programação diversificada sob coordenação das Pró-Reitorias de Graduação (Prograd); Pesquisa e Pós-Graduação (Proppg) e de Extensão, Cultura e Sociedade (Proex).

A abertura oficial está marcada para as 19 horas, quarta-feira (23), no Anfiteatro Cyro Grossi, no Centro de Ciências Biológicas (CCB), seguida de conferência com o professor Daniel Pansarelli, da Universidade Federal do ABC-SP, filósofo, doutor em Educação, com trabalhos relacionados aos temas ética e filosofia política. O professor coordenou o Colégio de Extensão (COEX) da Andifes (2016-2018) e foi presidente nacional do Fórum de Pró-Reitores de Extensão das Universidades Públicas Brasileiras (Forproex) entre 2017 e 2018.

Este primeiro Encontro Integrado contará com atividades relacionadas ao tripé Ensino, Pesquisa e Extensão, incluindo na grade oficial o 1º Pró-Ensino: Mostra Anual de Atividades de Ensino, 28º EAIC: Encontro Anual de Iniciação Científica, além do II Encontro Anual de Extensão Universitária e o VIII Simpósio de Extensão da UEL "POR EXTENSO".

O evento oferecerá 45 oficinas gratuitas, com certificação, no dia 24 de outubro. As atividades abordam assuntos diversos, de interesse dos estudantes de graduação e de pós-graduação. Entre os temas que serão abordados estão Educação Financeira, Inglês com propósito acadêmico, Performance Musical Comentada, Empreendedorismo, Vivência Empresarial e outros.

Segundo o reitor Sérgio Carvalho, o I Encontro Integrado representa um esforço da Universidade para melhorar a formação dos estudantes, capacitando-os para a atividade de pesquisa, mercado de trabalho e para atender as diversas demandas da sociedade. Dessa forma, salienta o reitor, o encontro valoriza a necessidade de oferecer essa formação sólida, obedecendo o conceito que sustenta o ensino superior de produção de ensino, pesquisa e extensão.

"Entendemos que se trata de uma atividade acadêmica fundamental. Desejamos que nossos estudantes compreendam a sua atuação profissional a partir do tripé ensino, pesquisa e extensão. A sociedade deseja profissionais completos, baseados neste tripé", destacou. Ainda de acordo com o reitor, a programação será interativa, oferecendo as mais variadas atividades que se realizarão em um mesmo espaço.

Graduação - A Pró-reitora de Graduação da UEL, professora Marta Favaro, explica que o 1º Encontro Integrado pretende criar um espaço institucional para articular as três áreas indissociáveis da Universidade - ensino, pesquisa e extensão. Ela acrescenta que o 1º Pró-Ensino: Mostra Anual de Atividades de Ensino conta com 218 trabalhos e 361 inscritos, sendo que os professores que coordenam os projetos também poderão participar.

Ela chama a atenção para as 45 oficinas previstas para esta quinta-feira, que oferecem a possibilidade dos participantes terem informações sobre várias áreas do conhecimento. No mesmo dia os grupos Pet da UEL, dos cursos de Zootecnia, Educação Física, Matemática, Física e Geografia coordenarão diversas atividades. Haverá também programação em tendas montadas no estacionamento entre o Centro de Estudos Sociais Aplicados (CESA) e o Centro de Ciências Humanas (CCH). Lá estarão os integrantes das 14 Empresas Juniores da UEL que também participarão de debates e de aulas magnas sobre temas diversos.

Extensão - Para a Pró-reitora de Extensão, professora Mara Solange Gomes Dellaroza, o 1º Encontro Integrado será uma oportunidade para estudantes e professores que coordenam projetos relatarem e debaterem a atividade, proporcionando troca de informações e experiências. Segundo ela, estão inscritos cerca de 400 extensionistas, que apresentarão 280 trabalhos. "Será uma vitrine do impacto que todos os projetos e programas de extensão provocam na sociedade", enumera a pró-reitora. Além de divulgar os projetos, o 1º encontro vai permitir que estudantes que atuam em outras áreas, além da própria comunidade, conheçam melhor os serviços prestados pela Universidade.

Ela chama a atenção para o dia 24, quando será realizado o VIII Simpósio de Extensão da UEL "POR EXTENSO". As atividades terão início a partir das 8 horas, nas salas do Centro de Educação, Comunicação e Artes (CECA), com relatos dos bolsistas sobre as atividades. As apresentações serão abertas. Ainda na quinta-feira de manhã ocorrerá no Anfiteatro do CESA o II Encontro de Extensão da UEL com o Painel: "Inovação na Extensão: caminhos para ações transformadoras", tendo como apresentadores o professor Daniel Pansarelli, da Universidade Federal do ABC e o economista Daniel Gonzalez, Fundador do Hub Social de Belo Horizonte.

Por fim, a Pró-reitora explica que a extensão universitária representa uma ferramenta fundamental para a graduação. "É uma pré-atuação profissional do estudante, que além de praticar, pode conhecer a realidade, influenciando positivamente a sua formação. Um aprendizado que posteriormente será levado para a profissão", afirma ela.

Pesquisa - Simultaneamente ao 1º Encontro Integrado, a Pró-reitoria de Pesquisa e Pós-graduação (PROPPG) realiza o 28º Encontro de Iniciação Científica (EAIC) que vai reunir 651 estudantes bolsistas do CNPq e de Iniciação Científica Júnior da UEL, UEM, Unifil e Unopar. Os participantes apresentarão trabalhos em oito áreas específicas (Humanas, Saúde, Agrárias, Biológicas, Sociais Aplicadas, Exatas e da Terra, Linguística, Letras e Artes e Engenharias).

Segundo o Pró-reitor, Amauri Alfieri, as apresentações serão nesta quinta-feira, a partir das 8h30. Os participantes podem conferir o ensalamento no endereço www.uel.br/eventos/eaic/eaic2019/?op=ensalamento.

Na sexta-feira está prevista palestra sobre Texto Científico com o professor Vladmir Moreira, do Departamento de Letras Vernáculas e Clássicas, a partir das 8h30, no Labesc. Logo após haverá uma mesa-redonda com ex-alunos de Iniciação Científica da UEL. Eles vão narrar experiências no início da vida acadêmica. Participam do debate a pedagoga, Anieli Sandaniel, o biólogo Henrique Rocha e o engenheiro eletricista, Maurício Moreira. As atividades do encontro terminam com reunião do Comitê Avaliador do EAIC, formado por pesquisadores do CNPq.

Ainda de acordo com o Pró-reitor de Pesquisa e Pós-graduação, o encontro integrado é uma atividade importante para fortalecer as três áreas de pesquisa, ensino e extensão da Universidade, consolidando a formação dos estudantes.

A programação completa está disponível neste endereço: https://drive.google.com/file/d/17alOMb3WAyEO1Nq7eYBS-ghlwL7RCBtI/view?usp=sharing.

Acesse também a página do 1º Encontro Integrado Integrado: www.uel.br/eventos/eiuel.

Nenhum comentário:

Postar um comentário