segunda-feira, 13 de junho de 2016

Alunos recebem reconhecimento pelas Práticas Solidárias

Entrega do Prêmio Boas Práticas Solidárias reuniu equipes de treze cursos

Agência UEL - 09/06/2016

Foi realizada na tarde desta quinta-feira (9) na Sala dos Conselhos, no Campus Universitário, a cerimônia de reconhecimento das atividades filantrópicas desenvolvidas pelos estudantes na Semana de Recepção aos Ingressantes da UEL. As ações foram inscritas no "Prêmio Boas Práticas Solidárias", proposta da Pró-Reitoria de Graduação (Prograd) para reforçar o combate ao trote violento, ao mesmo tempo em que incentiva a adesão a campanhas solidárias, unindo veteranos e calouros em torno da atividade escolhida.

Esta é a terceira edição do Prêmio e contou com uma singularidade: os alunos puderam concorrer em duas categorias, uma atividade de tema livre e outra que incentivasse o combate ao Aedes aegypti. Entre as atividades realizadas, houve a arrecadação e doação de alimentos e produtos de limpeza para instituições públicas, como hospitais e creches; algumas turmas também se reuniram para pintar e revitalizar espaços dessas instituições; houve doação de sangue, grupos de apresentação dos cursos de graduação da UEL; além de divulgação e ações práticas para o combate a prevenção do mosquito Aedes.

Durante a cerimônia, um vídeo criado pelo servidor Fabiano Ferrari Ribeiro, do setor de Gestão da Informação da Prograd, apresentou as práticas dos 13 cursos participantes, reunindo fotos e vídeos inscritos pelos alunos, além do agradecimento de integrantes de entidades beneficiadas e o relato de um calouro entusiasmado com a ação. O relato foi retomado na fala do vice-reitor Ludoviko Carnasciali dos Santos, que destacou a importância desse tipo de atividade como impulsora de uma tradição universitária.

A reitora Berenice Quinzani Jordão disse se sentir honrada por estar à frente de uma universidade que valoriza esse tipo de ação. "Queremos ser uma Universidade não só de qualidade, mas de excelência. E a excelência se faz não só pelas notas dez, pelas notas positivas, mas se faz pelo olhar, pelo espírito de solidariedade, de companheirismo, de contribuição, que faz enxergar o conjunto. Então `nós´ somos mais do que `um´ ", afirmou a reitora, parabenizando aos alunos e professores participantes.

A pró-reitora de Graduação Ângela Maria de Sousa Lima destacou em sua fala que essa é a primeira vez que houve cem por cento de adesão dos colegiados dos cursos no planejamento e execução das atividades da Semana de Recepção aos Ingressantes. Segundo ela, esse também foi o ano com menor índice de denúncias de trote violento. Ângela se disse orgulhosa em acompanhar a formação desse perfil de estudantes e parabenizou a todos.

Participaram da ação, alunos dos cursos de Agronomia, Arquitetura e Urbanismo, Artes Visuais, Biomedicina, Ciências Biológicas, Engenharia Civil, Engenharia Elétrica, Farmácia, Física, Geografia, Pedagogia, Relações Públicas e Zootecnia. Todos os alunos envolvidos e professores que orientaram as ações receberam o certificado de participação das mãos da reitora.


A cerimônia foi conduzida pela diretora de Apoio à Ação Pedagógica da Prograd, a professora Andreia Lugle. Junto à reitora, ao vice-reitor e à pró-reitora de Graduação, compuseram a mesa o prefeito do Campus, Dari de Oliveira Toginho, a diretora de Acompanhamento Administrativo, Cristiane Medina, da Pró-Reitora de Extensão (Proex), além de um representante de cada Centro de Estudos da Universidade - a professora Karen Brajão de Oliveira (CCB); a professora Carolina Amália Muniz (CCA); a professora Marlene Maria Fregonezy Nery (CCS); a professora Zilda Aparecida Freitas (CECA); o professor Jorge Marão Carnielo Miguel, (CTU) e a professora Márcia Cirino (CCE).

Veja também:

Programa de Recepção dos Ingressantes
(www.uel.br/prograd/recepcao)

Nenhum comentário:

Postar um comentário