terça-feira, 24 de novembro de 2015

UEL participa Fórum de Educação Especial das IEES


Agência UEL - 19/11/2015

A equipe da Pró-Reitoria de Graduação (Prograd) da UEL participa nesta quinta-feira (19) o I Seminário do Fórum de Educação Especial das IEES do Paraná, que reúne cerca de 80 representantes de todas as Universidades paranaenses, que discutem a implantação de uma política da área para o ensino superior público. O seminário começou pela manhã e prossegue até o final da tarde desta quinta, no auditório da Secretaria de Ensino Superior, Ciência e Tecnologia (SETI), em Curitiba.

A experiência da UEL foi apresentada pela manhã, com exposição das ações e atividades desenvolvidas pelo Programa de Acompanhamento a Estudantes com Necessidades Especiais e pelo Núcleo de Acessibilidade (NAC) da Prograd. A equipe presente ao encontro é coordenada pela pró-reitora Ângela Maria de Souza Lima, acompanhada pela professora Karen Ribeiro; pela psicóloga do NAC, Ingrid Ausec, pela pedagoga e vice-coordenadora do NAC, Eliana Guimarães e pela bibliotecária Dirce Suzuki, colaboradora do Núcleo.

Ainda pela manhã os participantes do seminário entregaram uma carta à SETI relatando a importância de se estabelecer uma política de educação especial inclusiva. O documento pede o fortalecimento, cooperação e uma maior aproximação entre os serviços de educação especial das IES do Paraná, articulando ações que levem à consolidação dos diversos programas, núcleos e projetos de apoio aos estudantes com necessidades educacionais especiais.

Em agosto passado, reunidos na Unicentro, em Guarapuava, representantes das Universidades Estaduais Paranaenses elegeram a nova diretoria do Fórum de Educação Especial das IES. A UEL conta com dois integrantes nesta diretoria, ocupando os cargos de vice-presidente e a segunda secretaria. Este encontro realizado na Unicentro representou um desdobramento do Seminário de Inclusão no Ensino Superior, realizado em setembro de 2014, na UEL, quando foi formalizado oficialmente o grupo. 

Veja também:

Núcleo de Acessibilidade da UEL
(www.uel.br/prograd/nac)

Nenhum comentário:

Postar um comentário