quinta-feira, 9 de abril de 2015

Xô, violência!

Veteranos e ingressantes do curso de Engenharia Civil revitalizaram o barracão do "Projeto Sabão"

Agência UEL - 08/04/2015

Os maus exemplos de trotes violentos ocorridos em várias universidades brasileiras e amplamente veiculados pela mídia não tiveram eco na UEL. Estudantes veteranos e ingres-santes vestiram a camisa da Campanha Recepção Cidadã e Solidária promovida pela Pró-reitora de Graduação (Prograd) em parceria com os Colegiados de Cursos e deram bons exemplos de cidadania.

Os ingressantes do curso de Arquitetura e Urbanismo da UEL, por exemplo, fizeram a alegria de 120 crianças do Centro de Educação Infantil Santa Rita (zona leste) e de 64 crianças da Creche Municipal Carolina Benedita dos Santos, no Conjunto Avelino Vieira, onde distribuíram 1.300 bombons. A doação partiu de professores, dos próprios ingressantes e de alunos do Centro de Tecnologia e Urbanismo (CTU), onde foram distribuídos cartazes divulgando a campanha durante a primeira semana de aula. Segundo a estudante Amanda Brutz de Souza, os estudantes fizeram cerca de 190 pacotes com sete bombons para as duas creches.

Amanda Brutz conta que os locais foram escolhidos por não receberem esse tipo de doação na Páscoa e que todos os ingressantes colaboraram com a ação. ?É muito bom poder ajudar. Promovemos esse momento de alegria para as crianças?, afirma.

Ainda como parte da recepção, os novos estudantes de Arquitetura e Urbanismo fizeram um "Tour Acadêmico" pelo centro de Londrina. Acompanhados pelo professor Humberto Yamaki, do CTU, o grupo saiu do Museu Histórico de Londrina e seguiu a pé rumo aos principais pontos turísticos e arquitetônicos da cidade. O objetivo foi provocar os estudantes para que se atentem à importância das obras, desenhos e projetos que fazem parte do patrimônio histórico e cultural da cidade.

PROJETO SABÃO - Já os estudantes do 2º ano do curso de Engenharia Civil e os ingressantes literalmente colocaram a mão na massa, ou melhor, na tinta e pincéis para revitalizar o barracão do "Projeto Sabão" que funciona na zona norte de Londrina. A iniciativa, que existe há 11 anos, atende 60 famílias carentes com o fornecimento de sabão em pedra.

Para o estudante Vitor Guariente, do 2º ano do curso de Engenharia Civil, além de ajudar uma entidade, a ação solidária muda a visão com relação ao trote não violento. ?Também vamos arrecadar recursos para a compra de produtos que a instituição precisa?, informou. Recém-chegado ao curso, o jovem Tiago Furlan, mostrou disposição e boa vontade para ajudar a mudar o visual do barracão."É uma iniciativa diferente porque visa ajudar as pessoas da cidade. Tudo por uma boa causa", resumiu ele.

Os ingressantes do curso de Zootecnia enfrentaram o sol e fizeram o plantio de 60 mudas de árvores e plantas nativas na Fazenda Escola da UEL (Fazesc). A atividade foi organizada pela Empresa Júnior do curso e pelo Programa de Educação Tutorial (PET) de Zootecnia. As mudas foram doadas pelo Instituto Ambiental do Paraná (IAP).

"O objetivo é fazer com que o trote não seja violento, mas educativo, para que eles possam cuidar do que plantaram", afirma Fernanda Gonçalves Lisboa, diretora da Empresa Júnior e membro do PET. "A atividade é cansativa, mas vale a pena", contou o ingressante Renan Ribeiro Campos. Segundo a estudante Gabriela Viana de Freitas Peixoto, além do plantio de mudas, os grupos fizeram outras atividades como a Páscoa solidária, que arrecadou fundos para a compra de chocolate para uma instituição social de Londrina.

Os ingressantes dos cursos de Design Gráfico e Design de Moda, do Departamento de Design (CECA), participaram de oficinas de costura para criação e desenvolvimento de estojos e bolsas produzidas com aproveitamento de tecidos que foram doados à Casa de Maria - Centro de Apoio a Dependentes, de Londrina, e para brindes do próprio Departamento de Design, além da arrecadação voluntária em dinheiro de alunos e professores para repassar a entidade que acolhem crianças em vulnerabilidade familiar.

Outra atividade foi a realização de uma nova proposta de sinalização no Departamento de Design, desenvolvida em projetos de disciplina de anos anteriores que tem como objetivo ser estendida para toda Universidade. As placas foram produzidas pela empresa Printeria, que colaborou com o Departamento executando todo o material a preço de custo. A produção foi financiada com recursos oriundos do Escritório de Design, que presta serviços de design para a comunidade interna e externa, e que existe desde 2012, graças a uma parceria entre o Departamento de Design e a Agência de Inovação da UEL (Aintec).

Nenhum comentário:

Postar um comentário