quinta-feira, 2 de abril de 2015

Prograd marca dia mundial da Conscientização do Autismo

Núcleo de Acessibilidade destaca a legislação específica no ensino superior para estudantes autistas

Agência UEL - 02/04/2015


O dia 2 de abril foi a data escolhida pela Organização das Nações Unidas, em 2010, para promover a conscientização mundial sobre o autismo. O objetivo é desmistificar o transtorno e elevar o nível de conscientização sobre estas pessoas que veem e interagem com o mundo de maneira diferente. Para marcar este dia, um grupo de estudo na Pró-reitoria de Graduação está reunido para debater a legislação específica no ensino superior para estudantes autistas.

Para Ingrid Ausec, coordenadora do Núcleo de Acessibilidade (NAC), que acompanha estes alunos, a legislação é boa, mas difícil de colocar em prática, ainda mais no ensino superior. Os profissionais qualificados existem, mas o quadro das universidades não os preveem. O ainda baixo número de alunos dificulta a implantação destes especialistas nos quadros de carreira.

A UEL tem quatro alunos autistas na graduação, mas já teve outros cinco, um dos quais tenta uma vaga de Mestrado atualmente. Segundo Ingrid, pode haver mais, mas que não informaram sua presença na instituição. O NAC atua com os colegiados de cursos para orientar o corpo docente e a comunidade acadêmica em geral no processo de inclusão. O resultado final é que o estudante melhora seu rendimento e interage com os outros alunos, professores e toda a comunidade universitária.

A mãe de um aluno, presente na reunião, disse que a atuação do NAC tem sido fundamental, porque - diferente do Ensino Fundamental e Médio - o contato da família com os professores e a realidade escolar é menor e menos próximo. Ela afirma que a comunidade universitária tem apoiado o filho de várias formas, e este, por sua vez, gosta muito do curso. Para ela, seria ideal que todas as universidades possuíssem um NAC.

Participam desta atividade os servidores da Prograd, a equipe do NAC e mães de estudantes autistas da UEL. À tarde, será realizada uma reunião de formação com docentes de estudantes autistas, na qual serão discutidas estratégias metodológicas e de relacionamento com esses estudantes.

Autismo - O autismo é uma alteração neurológica que afeta o comportamento da pessoa, comprometendo sua comunicação e interação social. Ainda assim, a pessoa com autismo pode levar uma vida normal, estudar e trabalhar. Alguns casos são emblemáticos, como o do americano Jacob Barnett, de 14 anos, que fez Mestrado em Física Quântica. Ou ainda o de Mary Temple Grandin, uma americana que, ainda jovem, inventou uma 'máquina de abraço' que a acalmava. Mary é bacharel em Psicologia, Mestre e Doutora em Zootecnia, e revolucionou as técnicas de tratamento racional de animais vivos. Publicou centenas de artigos científicos sobre o tema.

Tudo azul: Equipe da Prograd lembrou o dia mundial da conscientização sobre o autismo

Veja também:

Núcleo de Acessibilidade da UEL

Nenhum comentário:

Postar um comentário