quinta-feira, 9 de abril de 2015

Núcleo de Acessibilidade orienta professores de alunos especiais

Professores recebem orientações da fisioterapeuta Maria Luiza Dal Col, da Prefeitura de Londrina

Agência UEL - 09/04/2015

O Núcleo de Acessibilidade (NAC), ligado à Pró-reitoria de Graduação (PROGRAD), realizou, nesta quinta de manhã (9), reunião com professores do curso de Engenharia Elétrica, do Centro de Tecnologia e Urbanismo (CTU), que recebeu este ano o estudante Daniel Vitor Martins, 17 anos, portador de atrofia espinhal. Ele foi aprovado em primeiro lugar no Vestibular 2015.

O jovem tem um severo comprometimento motor, o que exige a presença de um cuidador acompanhante durante as aulas, além de outras adequações, sobretudo de acessibilidade, mas também pedagógicas. Inicialmente, a fisioterapeuta Maria Luiza Dal Col, da Prefeitura de Londrina, fez uma apresentação sobre a atrofia espinhal. A reunião serviu justamente para esclarecer os professores que darão aula a Daniel este ano sobre as necessidades especiais dele. São professores dos departamentos de Engenharia, Matemática, Química, Física e Letras.

O NAC também informou os docentes sobre a legislação que ampara os estudantes especiais. Quanto aos aspectos pedagógicos, a coordenadora do NAC, Ingrid Ausec, exemplificou com as provas. 'No caso do Daniel, existem opções, como uma prova em que ele digite (tecle) as respostas; ou ele pode ditar para alguém escrever; ou mesmo uma prova oral', disse. Vale ressaltar que, neste caso, tudo dependerá da natureza da avaliação.

Ainda segundo Ingrid, o caso de Daniel é mais complexo do que de outros alunos já atendidos pela UEL, o que também leva a um aprendizado da instituição. A coordenadora observa também que o número de estudantes com necessidades especiais que chega à Universidade tem aumentado, e só tende a crescer ainda mais. Por isso, o NAC realiza reuniões periódicas, assim como responde às demandas que eventualmente chegam ao setor. Ela lembra também que o mais importante é que a comunidade universitária esteja disposta a se envolver e quebrar preconceitos.

Qualquer Colegiado pode solicitar assistência do NAC se tiver receber algum aluno com necessidades especiais no curso. O contato pode ser feito pelo 3371-4148 ou 3371-4703. 

Veja também:

Núcleo de Acessibilidade da UEL
(www.uel.br/prograd/nac)

Nenhum comentário:

Postar um comentário