quarta-feira, 16 de outubro de 2013

UEL está entre os melhores no ENADE

Agência UEL - 11/10/2013

O Exame Nacional de Desempenho de Estudantes (ENADE) de 2012 aponta que os cursos da UEL que alcançaram conceito 5 e 4 estão entre os melhores do país. O fato é que sete cursos obtiveram resultados de excelência, conquistando lugar de destaque entre reconhecidas instituições brasileiras. O resultado do Enade foi divulgado na última segunda-feira pelo Ministério da Educação (MEC).

Conforme aponta a análise comparativa feita pelo professor Marcos Falleiros, assessor técnico da Reitoria, entre os 371 cursos de Psicologia avaliados pelo Enade, o curso da UEL está entre os 13 que conquistaram conceito 5. O curso de Administração ficou entre os 96 do país com conceito 5, sendo que foram avaliados 1.153 cursos. O curso de Direito ficou entre os 42 com conceito 5, do total de 951 avaliados e, o curso de Ciências Contábeis está entre os 31 cursos com conceito 5, do total de 865 avaliados.

“São cursos já consolidados ao longo dos anos dentro de áreas de excelência no país”, apontou Marcos Falleiros. Ele também destacou as boas condições de oferta dos cursos. Já o curso de Secretariado Executivo ficou entre os 15 do país com conceito 4, sendo que 71 foram avaliados. Os cursos de Design de Moda e Design Gráfico, também com 4, estão entre os 10 com a mesma nota dos 140 avaliados. A diretora de Avaliação e Acompanhamento Institucional da Pró-Reitoria de Planejamento (Proplan) da UEL, Martha Marcondes, disse que o resultado no Enade mostra o empenho da Universidade na busca pela formação profissional de qualidade em todas as áreas do conhecimento.

“O resultado do Enade reforça a divulgação dos cursos em nível nacional e internacional. Os professores, alunos e até seus familiares reconhecem o prestígio dos referidos cursos e da própria instituição”, completou Martha Marcondes. Ela lembrou que o Enade é obrigatório para a colação de grau. Entre as Instituições de Ensino Superior (IES) do Paraná que tiveram cursos avaliados na última edição do Enade, a UEL alcançou o primeiro lugar, com quatro cursos, conceito 5 em e 3 cursos com conceito 4.

O Enade é aplicado anualmente pelo Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais (INEP/MEC). São avaliados os alunos concluintes dos cursos selecionados pelo MEC. Além dos recursos didático-pedagógicos, são avaliadas a infraestrutura e os conteúdos, de acordo com as diretrizes curriculares nacionais do curso.

O próximo Enade será realizado no dia 24 de novembro deste ano. Ao todo 658 alunos concluintes da UEL farão o exame. Serão 11 cursos avaliados: Agronomia, Biomedicina, Enfermagem, Educação Física (Bacharelado), Farmácia, Fisioterapia, Medicina, Medicina Veterinária, Odontologia, Serviço Social e Zootecnia. 

Veja também:

ENADE
(www.uel.br/prograd/enade)

Nenhum comentário:

Postar um comentário