terça-feira, 8 de outubro de 2013

Posição privilegiada

Agência UEL - 02/10/2013

Este ano, a UEL obteve colocação privilegiada em rankings nacionais e internacionais. O mais recente foi o Ranking Universitário Folha 2013, divulgado no mês passado. Neste ranking, a UEL aparece na 23ª posição entre as melhores do país. Com 8 cursos entre os 10 melhores do País, a Instituição conquistou nota 79.29, conforme os indicadores ensino, pesquisa, mercado, inovação e internacionalização. O Ranking da Folha de São Paulo classificou as 192 Instituições públicas e privadas reconhecidas como Universidades pelo Ministério da Educação (MEC).

A avaliação também traz o ranking de cursos. Foram avaliados os 30 cursos com maior número de matriculados, com base em três indicadores de qualidade do ensino. Portanto, o número de professores com doutorado, nota do curso no Exame Nacional de Desempenho de Estudantes (Enade) e mais a opinião dos avaliadores do Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais (INEP), que pertence ao MEC.

O curso de Medicina do Centro de Ciências da Saúde (CCS) da UEL está na 9ª colocação entre os 10 melhores do país. São 61 doutores, nota cinco no Enade e conceito três do MEC. O curso de Arquitetura e Urbanismo do CTU, está na 10ª posição, com 26 doutores, nota 3 no Enade e conceito cinco do MEC. Já o curso de Educação Física está na sétima posição, com 58 doutores, nota 36 no Enade e conceito cinco do MEC.

Outros cursos também aparecem com destaque no item avaliação de mercado, entre eles Agronomia (4º), Fisioterapia (5º), Ciência da Computação (2º) e Ciências Contábeis (10º). O curso de Farmácia ocupa a 5ª posição junto com outras 31 universidades.

PRODUÇÃO – Em agosto, foi divulgado pela Scimago Lab a nova edição do SIR World Report que colocou a UEL entre as instituições estaduais do país que mais publicaram artigos científicos entre os anos de 2007 a 2011. O ranking lista as universidades mais produtivas do mundo. Para participar é necessário que a instituição tenha ao menos 100 trabalhos científicos indexados na base de dados holandesa Scopus entre os anos de 2007 e 2011. A Scopus é considerada uma das maiores bases de dados científicos do mundo, englobando mais de 20 mil periódicos especializados.

A UEL está em 6º. entre as universidades estaduais de todo o país. Já no ranking geral entre as instituições brasileiras, a UEL subiu uma posição em relação ao ano passado e ocupa o 32º lugar. Ao todo, 110 universidades brasileiras fazem parte da lista. A USP, que ficou em 1º lugar no país, inscreveu mais de 48 mil trabalhos. No Paraná, a UFPR ficou em 1º lugar com 6.048 trabalhos, seguida pela UEM com 3.365 trabalhos e UEL, com 2.332 trabalhos.

ESTRELAS - Seis cursos da UEL subiram na avaliação do Guia do Estudante 2013, que será publicada no GE Profissões Vestibular 2014, da Editora Abril, que estará nas bancas a partir do dia 11 deste mês. Desses, 4 cursos passaram para 5 estrelas. No total a UEL tem 9 cursos com 5 estrelas, avaliação que representa o conceito Excelente, na publicação.

Os cursos que subiram para 5 estrelas foram Ciências Biológicas, Ciências Contábeis, Ciências Sociais e Medicina; Comunicação Social – Jornalismo e Engenharia Elétrica, subiram para 4 estrelas. Outros 26 cursos mantiveram a avaliação registrada no ano passado. Atualmente a UEL tem 9 cursos 5 estrelas (Excelente), 26 cursos 4 estrelas (Muito Bom) e 2 com 3 estrelas (Bom), de um total de 37 cursos de graduação avaliados pelo Guia do Estudante.

A mesma avaliação reduziu de 4 para 2 o número de cursos com 3 estrelas e também registrou que 5 cursos tiveram redução de estrelas, como Arquitetura e Urbanismo, Direito, Esporte, Pedagogia e Secretariado Executivo, que caíram de 5 para 4 estrelas, mas ainda mantendo o conceito Muito Bom. A avaliação do Guia do Estudante registra ainda a evolução dos conceitos obtidos pela UEL, que passou de uma média de 3,5 em 2005 para 4,19 em 2013.

Áreas de excelência

O ranking mundial QS Top Universities (Wordwide University Rankings), de 2013, divulgado em maio deste ano, posiciona a UEL entre as 200 melhores universidades o mundo e entre as 19 melhores do Brasil. Este ranking baseia-se em pesquisas com mais de 70 mil acadêmicos e empregadores, em citações de pesquisas e no novo medidor de impacto de pesquisas “H-Index”.

De acordo com o ranking, a UEL conta com seis áreas de destaque: Linguagens, Agricultura, Biologia, Medicina, Química e Ciências do Meio Ambiente, além de duas áreas de excelência: Agricultura e Meio Ambiente. Nas áreas de Linguagens, Biologia, Medicina, Química, a UEL está entre as 200 melhores, já nas áreas de Agricultura e Meio Ambiente, a UEL desponta entre as 101 e 150 melhores do mundo.

Essa posição coloca a UEL entre as 19 melhores universidades do Brasil. Além da UEL aparecem: USP, Unicamp, Unesp, PUC-SP, Federal de São Carlos (UFScar), Federal de São Paulo (Unifesp), Fundação Getúlio Vargas (FGV), Federal Fluminense (UFF), do Rio de Janeiro (UFRJ), PUC-Rio, Estadual do Rio de Janeiro (UERJ), Federal de Minas Gerais (UFMG), de Viçosa (UFV), de Lavras (UFLA), de Santa Catarina (UFSC), do Paraná (UFPR), do Rio Grande do Sul (UFRGS) e de Brasília (UnB).

Veja também:

Cursos de Graduação da UEL
(www.uel.br/prograd/graduacao)

Nenhum comentário:

Postar um comentário