quinta-feira, 14 de março de 2013

Pedagoga defende renovação do modelo de ensino



Agência UEL - 11/03/2013

Com “50 anos de sala de aula”, a pedagoga Lea Anastasiou diz que a atual geração de professores universitários traz suas próprias capacidades, mas defronta-se com um enorme desafio: obter sucesso no ensino a um aluno que, vindo de uma escola baseada na chamada metodologia ativa, “não aguenta aula expositiva, não se concentra na exposição muito tempo”.

A saída seria fazer (novo verbo para referir-se a aula, segundo a professora, no lugar do verbo dar) uma aula “viva”, com situações que, indo além da simples exposição do professor, permitam ao aluno “o confronto do que está sendo observado com o fundamento científico, para sair do senso comum”.

Aposentada da Universidade Federal do Paraná, Lea Anastasiou é considerada nome de referência em assuntos como a organização de currículos no Ensino Superior e a formação continuada do docente universitário. Na entrevista abaixo, ela fala da qualidade do ensino nos cursos superiores e também das dificuldades enfrentadas hoje pelos gestores desses cursos, tema este que a trouxe à UEL, para coordenar a Jornada Pedagógica organizada pela Pró-Reitoria de Graduação, realizada no dia 7 de março.

Nenhum comentário:

Postar um comentário