sexta-feira, 8 de março de 2013

Começa a Jornada Pedagógica da UEL

Lea Anastasiou ministra a Jornada Pedagógica

Agência UEL - 07/03/2013

Sob a coordenação da pedagoga Lea Anastasiou, nome de prestígio em assuntos como organização de currículos no Ensino Superior e formação continuada do docente universitário, teve início na manhã desta quinta-feira (07/03) na UEL uma Jornada Pedagógica dirigida principalmente para os coordenadores de colegiados de cursos de graduação da instituição.

O encontro está sendo realizado no edifício do PDE, no Campus, e tem a participação de cerca de 100 pessoas – além dos 43 coordenadores de colegiados e seus vices, também os membros do Grupo de Estudos de Práticas de Ensino (GEPE).

A professora Lea diz que a qualificação da gestão de cursos superiores se faz cada vez mais necessária, em vista das múltiplas demandas que hoje estão envolvidas nesse trabalho. “O gestor é o responsável pelo curso e pela formação que os alunos recebem. E ele tem que trabalhar com um conjunto de professores muito diversificado na visão de como deve realizar o seu trabalho. Os professores universitários são excelentes pesquisadores, mas nem sempre somos bons professores, bons mediadores do quadro científico”.

Os dois dias do encontro não serão só de palestras. “Teremos vários trabalhos. Vamos analisar projetos de curso, em grupos, verificar quais são as principais dificuldades, categorizá-las e ver como alguns coordenadores, que já tenham mais tempo na função, conseguiram superá-las”, informou.

A professora Lea Anastasiou já é conhecida na UEL, em cursos como os de Medicina, Odontologia e Arquitetura, com os quais trabalhou. Atividades como a destes dois dias, ela já fez no Campus Central da USP, em São Paulo, e na Unioeste. “Ainda não é comum as instituições se preocuparem com a capacitação dos gestores de colegiados. Mas eu lhe asseguro que funciona”.

A organização da Jornada é uma ação integrada da Pró-Reitoria de Graduação (Prograd) e do projeto Pró-Saúde, com o apoio do Grupo de Estudos em Práticas de Ensino (GEPE).

Segundo a diretora de Apoio à Ação Pedagógica da Prograd, Maria Helena Guariente, pretende-se contar com visitas da professora Lea à UEL pelo menos uma vez por mês nos próximos dois anos, para dar assessoria a respeito de questões pedagógicas levantadas em qualquer curso. 

Veja também:

Gepe - Grupo de Estudos de Práticas em Ensino
(www.uel.br/prograd/gepe)

Nenhum comentário:

Postar um comentário