sexta-feira, 3 de agosto de 2012

Prêmio FINEP de Inovação recebe inscrições até 16 de agosto


Agência UEL - 02/08/2012

Estão abertas até 16 de agosto, as inscrições para o Prêmio FINEP de Inovação 2012, da Financiadora de Estudos e Projetos. A edição deste ano traz mudanças: a principal é que a premiação aos primeiros colocados regionais e nacionais das diferentes categorias será em dinheiro, com a distribuição de um total de R$ 9 milhões.

Outra novidade deste ano foi a inclusão de duas novas categorias para empresas: a Tecnologia Assistiva e Inovação Sustentável. A primeira contemplará produtos e processos que promovam a autonomia, qualidade de vida e inclusão social de pessoas com deficiência ou mobilidade reduzida. Já a segunda premiará iniciativas que integram a sustentabilidade social e ambiental à pesquisa, desenvolvimento e comercialização de produtos ou sistemas.

Essas duas categorias do Prêmio FINEP de Inovação se somam a outras sete já existentes há 15 anos. São elas: Micro e Pequena Empresa; Média Empresa; Grande Empresa; Instituição de Ciência e Tecnologia; Tecnologia Social; Inventor Inovador e Inovar Fundos. Podem disputar empresas ou Instituições de Ciência e Tecnologia (ICTs), públicas ou privadas, Organizações da Sociedade Civil de Interesse Público (OSCIPs) e Organizações Não Governamentais (ONGs) com sede no Brasil e que tenham como área de atuação a ciência e a inovação. Já na categoria Inventor Inovador podem concorrer pessoas físicas que tenham patentes concedidas pelo Instituto Nacional de Propriedade Industrial.

Criado em 1998, o Prêmio FINEP é um dos mais importantes instrumentos de estímulo à inovação no país. Ao logo deste período, já premiou mais de 500 empresas, instituições e pessoas físicas, incluindo empresas incubadoras e graduadas.

Nenhum comentário:

Postar um comentário