quarta-feira, 29 de agosto de 2012

Aprendizagem no ensino superior é tema de debate

Aprendizagem como objeto de estudo foi tema da reunião do GEPE

Agência UEL - 28/08/2012

Com o objetivo de debater o processo de aprendizagem no ensino superior, o Grupo de Estudos em Práticas de Ensino (GEPE), da Pró-Reitoria de Graduação (Prograd), promoveu nesta terça-feira (28/08), no Anfiteatro Maior do CCH, a palestra “Processo de Aprendizagem no Ensino Superior”. A ideia é discutir a aprendizagem como objeto de estudo. 

A professora Paula Mariza Zedu Alliprandini, do Departamento de Educação da UEL, falou para professores e estudantes da UEL da área de Educação sobre as perspectivas teóricas acerca da aprendizagem, além do papel da ação docente na intervenção em sala de aula. Segundo ela, as possibilidades de intervenção são planejadas de acordo com o contexto de aprendizagem.

A professora também ressaltou as teorias cognitivas e emocionais que regem os princípios básicos da avaliação do comportamento, já que interferem diretamente nas condições de aprendizagem. Também foram abordados modelos teóricos da aprendizagem, entre eles o behaviorismo e cognitivismo. “O aluno domina o conteúdo quando responde sobre o que não responderia antes”, disse a professora.

O GEPE é um espaço de reflexão sobre a prática educativa construída na relação professor, estudante e conhecimento. O foco também é a ação do professor e sua formação.

Nenhum comentário:

Postar um comentário