quinta-feira, 10 de maio de 2012

Desafio Sebrae recebe inscrições até dia 18



Agência UEL - 09/05/2012

Jogo estimula empreendedorismo junto a universitários do norte do Paraná. Estudantes que participam do jogo exercitam suas habilidades de gestão, liderança e trabalho em equipe e acumulam bagagem para melhorar seu desempenho no mercado; inscrições terminam no próximo dia 18

O mercado competitivo exige velocidade e criatividade não apenas de quem está no comando do negócio. Hoje em dia, o comportamento empreendedor é uma premissa básica para quem quer ser bem-sucedido. A regra vale tanto para os patrões quanto para os colaboradores, em qualquer área de atuação.

André Basso, consultor do Sebrae/PR em Londrina, avalia que, independente da carreira que deseja seguir, seja na abertura de uma empresa, na atuação em uma multinacional ou no funcionalismo público, os universitários devem desenvolver habilidades para acompanhar as novas tendências do mercado.

Acreditando nessa realidade, o Sebrae investe numa ferramenta que favorece o comportamento empreendedor de estudantes em todo o mundo. É o Desafio Sebrae, um jogo que está com inscrições abertas até 18 de maio e que permite a vivência de situações de gestão, sem ter que enfrentar riscos reais.

“Ao simular o dia a dia de uma empresa, o Desafio Sebrae é uma oportunidade para os universitários trabalharem aspectos comportamentais, desenvolverem habilidade para trabalhar em equipe, exercerem a liderança e tomarem decisões sob pressão”, afirma André Basso.

Preparação

O jogo permite que os participantes analisem suas virtudes e pontos fracos na hora de gerenciar um negócio e de tomar decisões, de forma lúdica. A experiência é uma preparação para a entrada no mundo corporativo, na opinião do empresário Helio Mario Oricoli Junior.

Ele destaca que o Desafio Sebrae deu o ‘gatilho’ necessário para assumir o desafio de abrir uma empresa, na área de informática, em São José dos Campos, São Paulo. “O jogo enriqueceu os conhecimentos na área administrativa. Fizemos uma avaliação e um plano de negócios que demonstrou que a região tinha oportunidades no segmento”, afirma.

Na época em que era estudante, Mario Oricoli Junior se tornou um veterano no Desafio Sebrae, até sagrar-se vice-campeão na etapa nacional em 2011. Junto com outros três colegas do curso de Engenharia da Faculdade Pitágoras de Londrina, formou a equipe Eng Tec Retorns. Na ocasião, eles participaram do desafio de administrar uma fábrica de bicicletas.

Para Mario Oricoli Junior, a principal vitória foi o crescimento pessoal. "É uma experiência inexplicável. Tivemos um aprendizado fantástico e a interação com as outras equipes, para a elaboração de um material institucional para uma empresa, foi um dos melhores momentos do jogo", diz.

O norte do Paraná está se tornando um ‘celeiro’ de campeões no Desafio Sebrae. Em 2010, mais uma equipe da região carimbou o passaporte para participar da final. A equipe Rave do Radar, formada pelos estudantes Edilson Izidoro Novaes, Fernando da Silva, João Paulo da Silva Balarotti, Márcio Eugênio da Silva e Ricardo Domingos Deungaro, do curso de Ciência Contábeis, da Faculdade Estadual de Ciências Econômicas de Apucarana (Fecea), venceu a etapa paranaense e garantiu uma vaga para a final nacional.

O jogo

O Desafio Sebrae inicia em maio e terá cinco fases - as três primeiras são virtuais e as duas últimas são presenciais. O jogo também apresenta novidades, como a inscrição de duplas. Outra inovação está relacionada à mobilidade e interatividade. O programa pode ser usado em tablets e smartphones de sistemas operacionais das tecnologias Android e Apple. Com essa opção, o jogo será 100% online e as equipes poderão tomar decisões sem perder prazos.


Em outubro, serão conhecidos os campeões em cada estado e, em novembro, os vencedores vão se reunir em Salvador, na Bahia, para disputar a semifinal e a final do jogo. Ao todo, oito equipes chegam à final nacional e todos os integrantes dos oito grupos ganham um iPad, além de bolsas de estudos da Fundação Getúlio Vargas (FGV).

Inscrições

O prazo para fazer a inscrição no Desafio Sebrae é 18 de maio. As inscrições devem ser feitas no site www.desafio.sebrae.com.br. A taxa de inscrição é de R$ 50,00 por equipe.

Sobre o Sebrae/PR

O Sebrae/PR - Serviço de Apoio às Micro e Pequenas Empresas do Paraná é uma instituição sem fins lucrativos criada para dar apoio aos empresários de micro e pequenas empresas e aos empreendedores interessados em abrir o próprio negócio. No Brasil, são 27 unidades e 800 postos de atendimentos espalhados de norte a sul. No Paraná, cinco regionais e 11 escritórios. A entidade chega aos 399 municípios do Estado por meio de atendimento itinerante, pontos de atendimento e de parceiros como associações, sindicatos, cooperativas, órgãos públicos e privados. O Sebrae/PR oferece palestras, orientações, capacitações, treinamentos, projetos, programas e soluções empresariais, com foco em empreendedorismo, setores estratégicos, políticas públicas, tecnologia e inovação, orientação ao crédito, acesso ao mercado, internacionalização, redes de cooperação e programas de lideranças. (Fonte: Savannah Comunicação Integrada - empresa licitada do Sebrae/PR) 

Nenhum comentário:

Postar um comentário