quarta-feira, 16 de maio de 2012

Desafio Sebrae 2012 recebe inscrições até sexta-feira

Agência UEL - 16/05/2012

Professores têm papel de destaque no Desafio Sebrae. Inscrições para participar da disputa que estimula o empreendedorismo entre universitários terminam dia 18 de maio; norte do Paraná tem tradição no jogo

‘Abrir os olhos’ dos universitários para o comportamento empreendedor. Este é o objetivo do Desafio Sebrae, um jogo virtual que estimula o empreendedorismo e apresenta para os estudantes situações reais do cotidiano de uma empresa. Eles aprendem como comercializar e desenvolver produtos, contratar funcionários, definir preços, estabelecer estratégicas de marketing e pesquisar a concorrência.

As inscrições para o Desafio Sebrae 2012 terminam nesta sexta-feira, 18 de maio. Uma das novidades para esta edição é que as equipes vão escolher um professor orientador, para auxiliar nas várias etapas da disputa. O jogo estará disponível, em uma versão compacta, para os docentes, o que promete ser um diferencial.

Segundo André Basso, consultor do Sebrae/PR, ao simular o dia a dia de uma empresa, o Desafio Sebrae é uma oportunidade para os universitários trabalharem aspectos comportamentais, desenvolverem habilidades para trabalhar em equipe, exercerem a liderança e tomarem decisões sob pressão. “De forma lúdica, os participantes analisam suas virtudes e pontos fracos na hora de gerenciar um negócio”.

Destaque

Nos últimos três anos, o Paraná conquistou o direito de levar duas equipes finalistas para a etapa nacional do Desafio Sebrae, ao inscrever o maior número de alunos na competição. O Estado ficou na frente, em números absolutos, de 'gigantes' em população universitária como São Paulo e de outros estados com número de estudantes superior, como o Rio de Janeiro, Minas Gerais e Rio Grande do Sul. Mais de 55 mil estudantes paranaenses disputaram o Desafio Sebrae nesse período, no Estado.

O jogo

O Desafio Sebrae inicia em maio e terá cinco fases - as três primeiras são virtuais e as duas últimas são presenciais. O jogo também apresenta novidades, como a inscrição de duplas. Outra inovação está relacionada à mobilidade e interatividade. O programa pode ser usado em tablets e smartphones de sistemas operacionais das tecnologias Android e Apple. Com essa opção, o jogo será 100% on-line e as equipes poderão tomar decisões sem perder prazos.

Em outubro, serão conhecidos os campeões em cada estado e, em novembro, os vencedores vão se reunir em Salvador, na Bahia, para disputar a semifinal e a final do jogo. Ao todo, oito equipes chegam à final nacional e todos os integrantes dos oito grupos ganham um iPad, além de bolsas de estudos da Fundação Getúlio Vargas (FGV).

Inscrições

As inscrições no Desafio Sebrae devem ser feitas até o dia 18 de maio, no site www.desafio.sebrae.com.br. A taxa é de R$ 50,00 por equipe.

Sobre o Sebrae/PR

O Sebrae/PR - Serviço de Apoio às Micro e Pequenas Empresas do Paraná é uma instituição sem fins lucrativos criada para dar apoio aos empresários de micro e pequenas empresas e aos empreendedores interessados em abrir o próprio negócio. No Brasil, são 27 unidades e 800 postos de atendimentos espalhados de norte a sul. No Paraná, cinco regionais e 11 escritórios. A entidade chega aos 399 municípios do Estado por meio de atendimento itinerante, pontos de atendimento e de parceiros como associações, sindicatos, cooperativas, órgãos públicos e privados. O Sebrae/PR oferece palestras, orientações, capacitações, treinamentos, projetos, programas e soluções empresariais, com foco em empreendedorismo, setores estratégicos, políticas públicas, tecnologia e inovação, orientação ao crédito, acesso ao mercado, internacionalização, redes de cooperação e programas de lideranças. (Fonte: Assessoria de Imprensa Sebrae/PR)

Nenhum comentário:

Postar um comentário