terça-feira, 15 de maio de 2012

Colegiados terão verbas para atividades dos estudantes

Professor Carlos Albertuni apoia a medida

Agência UEL - 14/05/2012

O Conselho de Administração (CA) aprovou a resolução nº 028/2012, que regulamenta o auxílio-viagem a estudantes para participação em atividades extracurriculares. A medida faz parte de ajustes e adequações financeiro-administrativas que integram cinco resoluções aprovadas pelo CA. 

De acordo com a resolução, cada colegiado de curso de graduação vai ter disponibilizado mensalmente o valor de R$1.500,00, para participação de estudantes em atividades fora de Londrina. O pedido para utilização dessa verba deverá ser feito ao diretor de Centro para aprovação e providencias. 

Carlos Alberto Albertuni, professor do Departamento de Filosofia, que participou da reunião em que a resolução foi aprovada pelo CA, afirma que antes somente professores e funcionários eram beneficiados, e que, agora ela está institucionalizada para atender também aos alunos. Ele conta que, anteriormente, os alunos que procuravam por um auxílio da universidade para ir até outras cidades apresentar seus trabalhos, acabavam não conseguindo, porque os colegiados não tinham verba para dar esse suporte a eles. 

“Agora, esta resolução determina que todos os colegiados disponibilizem esses recursos para os estudantes. A esperança é que no futuro se aumente esta quantia. Nós sabemos do aperto orçamentário que a Universidade vive, mas só por ser institucionalizado isso já é um fato de grande importância para a vida acadêmica dos estudantes”, afirma o professor. 

Segundo Albertuni, para distribuir os recursos, o colegiado vai analisar a relevância do evento, o quanto ele vai contribuir para a formação acadêmica do estudante e, inclusive, a qualidade do trabalho do estudante. Como os recursos não atendem a todas as demandas, o processo para utilização será seletivo, na qual serão escolhidos os melhores trabalhos para participarem dos eventos. O que, para o professor, é um incentivo aos alunos para que eles se dediquem na produção de seus trabalhos e aprimorem suas pesquisas. 

“Tem certos eventos que tem caráter seletivo e tem alunos que conseguem ter acesso a eles com seus trabalhos e ficam impedidos de ir. Na verdade é um momento de divulgação do nome da universidade, é uma troca de experiência que ele tem com outras instituições, professores, estudantes. E é sempre o nome da UEL que é levado, expressando de fato a qualidade da formação”, conclui o professor.

Nenhum comentário:

Postar um comentário