quinta-feira, 24 de maio de 2012

Cerca de 13 mil universitários do PR participam do Desafio Sebrae

Agência UEL - 23/05/2012

Alunos de instituições de ensino superior do Estado vão administrar, virtualmente, negócio no segmento de frutas tropicais; Estado fica em segundo lugar no ranking nacional

Aproximadamente 13 mil estudantes universitários do Paraná vão participar do Desafio Sebrae, edição 2012. As inscrições para o jogo, que neste ano simula a gestão de uma pequena empresa de frutas tropicais, terminaram na última sexta-feira, dia 18.

Ao todo, 12.927 alunos de instituições de ensino superior do Estado vão administrar, virtualmente, as diversas fases de um empreendimento, desde vendas até a diversificação de produtos do segmento, como sucos, sorvetes e polpas.

O Paraná foi o segundo estado em número de inscritos, atrás apenas de São Paulo, que registrou 16.380 inscrições dentre uma população universitária seis vezes superior à paranaense. Depois do Paraná, figuram no ranking nacional, Minas Gerais, com 12.699 inscritos; Pará, com 10.363; e Bahia, com 9.108.

A região centro-sul do Paraná registrou 3.127 inscrições. Seguida do norte, com 3.220; noroeste, com 3.145; oeste, com 2.471; e sudoeste, com 964.

Na avaliação da coordenadora estadual do Desafio Sebrae, Paula Andreia de Castro, o número de inscrições, no Paraná, é representativo e significa ter quase 13 mil universitários paranaenses aprendendo, na prática, os conteúdos como gestão e empreendedorismo, por meio de um jogo virtual.

“É o Sebrae levando informação, conteúdo e capacitação, com o apoio de um software que ‘fala’ a língua dos estudantes. O aprendizado adquirido por eles, durante o jogo, será levado para a vida toda, tanto profissional quanto pessoal”, observa Paula de Castro.

Ainda de acordo com a coordenadora estadual, o segundo lugar no ranking nacional, mostra que os universitários paranaenses estão interessados em buscar novas formas de preparação profissional e um diferencial para o mercado de trabalho.

“Em alguns casos, os alunos já pensam em ser donos do próprio negócio e usam o Desafio Sebrae como um simulador da sua performance, só que em um mundo virtual”, ressalta.

No Brasil, a edição 2012 do Desafio Sebrae recebeu 153.027 inscritos. Com isso, o maior game empresarial para universitários do país ultrapassa a marca de 1 milhão de participantes desde que foi criado, em 2000. A inscrição de número 1 milhão foi do estudante Nestor Martin Ruiz Reategui, da Universidade Federal do Amazonas, uma das 2 mil instituições de ensino superior que têm apoiado a iniciativa.

Durante o jogo, os universitários terão que contratar empregados, gerenciar lojas, definir preços e comercializar os artigos. A proposta é que, na simulação, os estudantes avaliem toda a cadeia produtiva no segmento de frutas tropicais e tomem decisões nos setores de comércio e serviços.

Novidades

O Desafio Sebrae traz uma série de novidades nesta edição. Entre elas, a possibilidade dos estudantes se inscreverem em duplas. Nos anos anteriores, o limite foi de no mínimo três estudantes. Já o número máximo permaneceu o mesmo, em cinco participantes por equipe.

Outra inovação está relacionada à mobilidade e interatividade. Para este ano, foi criado um aplicativo para o jogo. O programa pode ser usado em tablets e smartphones de sistemas operacionais das tecnologias Android e Apple. Com essa opção, o jogo será 100% online e as equipes poderão tomar decisões sem perder prazos.

O professor orientador da equipe vencedora também ganhará uma viagem a um centro de empreendedorismo internacional. Além de ser um incentivo para que os professores participem do jogo, o Prêmio é um reconhecimento pelo seu envolvimento.

Hora de jogar

Após o período de inscrições, o Desafio Sebrae começa pra valer a partir deste mês e terá cinco fases. As três primeiras virtuais e as duas últimas presenciais. Em outubro, serão conhecidos os campeões em cada estado e, em novembro, os vencedores vão se reunir em Salvador, na Bahia, para disputar a semifinal e a final do jogo.

Serão premiadas as três melhores equipes e os professores indicados por elas. Cada equipe participante tem direito a ter um professor orientador, escolhido pelos próprios alunos.

Ao todo, oito equipes chegam à final nacional e todos os integrantes dos oito grupos ganham um iPad, além de bolsas de estudos da Fundação Getúlio Vargas (FGV). Já as três primeiras equipes ganharão um curso de inovação oferecido pela Coordenação de Programas de Pós-Graduação de Engenharia da Universidade Federal do Rio de Janeiro (Coppe/UFRJ), parceira do Desafio Sebrae.

A grande campeã nacional fará também uma viagem a um centro de empreendedorismo no exterior e participará da final internacional com os finalistas dos países da América Latina.

Sobre o Sebrae/PR

O Sebrae/PR - Serviço de Apoio às Micro e Pequenas Empresas do Paraná é uma instituição sem fins lucrativos criada para dar apoio aos empresários de micro e pequenas empresas e aos empreendedores interessados em abrir o próprio negócio. No Brasil, são 27 unidades e 800 postos de atendimentos espalhados de norte a sul. No Paraná, cinco regionais e 11 escritórios. A entidade chega aos 399 municípios do Estado por meio de atendimento itinerante, pontos de atendimento e de parceiros como associações, sindicatos, cooperativas, órgãos públicos e privados. O Sebrae/PR oferece palestras, orientações, capacitações, treinamentos, projetos, programas e soluções empresariais, com foco em empreendedorismo, setores estratégicos, políticas públicas, tecnologia e inovação, orientação ao crédito, acesso ao mercado, internacionalização, redes de cooperação e programas de lideranças. (Fonte: Agência Sebrae de Notícias no Paraná)

Nenhum comentário:

Postar um comentário