sexta-feira, 9 de janeiro de 2015

UEL planeja a recepção aos alunos ingressantes de 2015

"Semana da Recepção Cidadã e Solidária" marca o ano letivo de 2015. O foco principal é o trote solidário para coibir ações violentas

Agência UEL - 08/01/2015

Com o objetivo de planejar a "Semana da Recepção Cidadã e Solidária", iniciativa que vai marcar a recepção aos 3.090 novos estudantes de graduação, a Pró-reitoria de Graduação (PROGRAD) reuniu na tarde desta quinta-feira (8), na Sala Ana Ito, os Coordenadores de Colegiados dos cursos de graduação. A proposta é o incentivo ao "trote solidário", visando o combate efetivo às atitudes violentas e desrespeitosas junto aos alunos ingressantes.

A 1ª chamada do Vestibular 2015 será divulgada no próximo dia 15 de janeiro. E as aulas dos 54 cursos de graduação (licenciaturas e habilitações) começam dia 19 de fevereiro. Neste sentido, a administração da UEL, junto com a Prograd e a parceria dos colegiados de cursos e Centros de Estudos vão reforçar a realização de campanhas e ações de cunho solidário junto à comunidade e instituições beneficente de Londrina. 

Conforme anos anteriores, será implantada a "Campanha pela não violência na recepção dos ingressantes 2015", com a ideia da recepção cidadã e solidária. Já estão disponíveis no site da Prograd, www.uel.br/prograd, as informações acerca das resoluções de proibição do trote CEPE/CA Nº 177/2008 e CU Nº 161/2008, e a prática do trote violento em Londrina, conforme a Lei Municipal Nº 11.468 (Art. 43, § I). Outro canal disponível para denúncias é o Disque-trote, (43) 3371-4483 e 3371-4363, que está disponível para denúncia de casos de violência, em especial dentro do Campus Universitário.

"É preciso deixar claro que os ingressantes não são obrigados a participar de nenhuma atividade proposta pelos veteranos do curso. Em caso de violência, a denúncia deve acontecer e poderá instaurar um processo administrativo com as pessoas envolvidas no caso", salientou a professora Maria Helena Guariente, Diretora de Apoio à Ação Pedagógica, da Prograd.

Segundo a professora, no caso de ocorrências de ações violentas praticadas fora do Campus Universitário, estudantes e familiares, e o cidadão Londrinense, podem procurar as autoridades locais, como a Policia Militar, Guarda Municipal e o Juizado de Menores. Além dos colegiados e Centros de Estudos, segundo Maria Helena, a UEL conta com o apoio e reforço dos departamentos, Centros Acadêmicos, Coordenadoria de Comunicação Social (COM), e veículos de comunicação. O desafio, segundo ela, é coibir a prática do trote violento e brincadeiras vexatórias.

Recepção - Os colegiados de graduação juntamente com os estudantes do 2º ano dos cursos já planejam "Semana de Recepção ao Estudante Ingressante", que inclui, além de atividades acadêmicas, ações solidárias, como doação de sangue e alimentos. E com o objetivo de incentivar a adoção do chamado "trote solidário", para essas atividades, a Prograd promove o "Prêmio Boas Práticas Solidárias", uma certificação para as atitudes de cunho solidário. 

Veja também:

Programa de Recepção dos Ingressantes
(www.uel.br/prograd/recepcao)

Nenhum comentário:

Postar um comentário