terça-feira, 13 de janeiro de 2015

Campanha vai incentivar doação de sangue junto aos ingressantes

Prograd e Hemocentro formalizam parceria na recepção aos novos alunos

Agência UEL - 12/01/2015

Com o objetivo de incentivar a adoção de sangue como parte das atividades de recepção aos alunos ingressantes de 2015, coordenadores dos Colegiados dos Cursos de Graduação e diretores da Pró-Reitoria de Graduação (Prograd) se reuniram com o coordenador do Hemocentro Regional de Londrina, professor Leandro Diehl. A reunião, que faz parte da série de atividades de recepção planejada pela Prograd, ocorreu na Sala Ana Ito, nesta segunda-feira, dia 12. 

A ideia é incentivar o "trote solidário" como mote principal durante a "Semana da Recepção Cidadã e Solidária", que começa com o início do ano letivo de 2015, dia 19 de fevereiro. A ideia também é estimular a prática da cidadania e solidariedade entre os estudantes junto a entidades beneficentes de Londrina e região.

A doação de sangue em parceria com o Hemocentro de Londrina já é tradição nos cursos de Medicina, Farmácia, Fisioterapia, Enfermagem e Odontologia, do Centro de Ciências da Saúde (CCS). No entanto, a ação será estendida para todos os outros cursos de graduação da Universidade por meio da realização da "Gincana Solidária de doação de Sangue", cuja proposta é, além de estimular a doação, formar doadores regulares de sangue, sendo que o curso que obtiver o maior número de doações vai receber o certificado de voluntariado. 

Conforme informa a Prograd, para os estudantes do CCS a gincana será realizada ao longo do ano. Já nos demais cursos, a iniciativa será realizada até o início do mês de abril. Os cursos terão as doações contabilizadas de acordo com o número de alunos do curso.

E para capacitar os alunos para as doações, no dia 24 de fevereiro, no Anfiteatro Cyro Grossi do Centro de Ciências Biológicas (CCB), no Campus, será realizada pelos funcionários do Hemocentro palestra explicativa acerca dos requisitos para a doação de sangue. A atividade também fará parte da semana de recepção. Para realizar as doações, os estudantes, juntamente com os colegiados, deverão agendas os dias da coleta no próprio Hemocentro. Segundo Leando Diehl, a medida é necessário devido à capacidade de coleta da unidade, que são de 30 doações por dia.

"Para os jovens que estão chegando à universidade é importante conhecer essas ações e já se conscientizar da importância de doar sangue. A ideia da gincana é que os novos estudantes conheçam o Hemocentro, como parte da atividade Conheça a UEL, participem da gincana, e realizem a doação para praticarem a solidariedade", afirmou a professora Maria Helena Guariente, Pró-Reitora em exercício da Prograd. 

Veja também:

Programa de Recepção dos Ingressantes

Nenhum comentário:

Postar um comentário