sexta-feira, 7 de abril de 2017

UEL já prepara recepção de novos alunos para 2017

Intervenções pelo Campus foram planejadas para promover a integração

Agência UEL - 07/04/2017


Faltando 10 dias para o início das aulas, os 54 cursos de graduação da UEL estão em fase final de elaboração para a Semana de Recepção. Aulas inaugurais e intervenções pelo Campus são algumas das atividades planejadas para promover a integração. As aulas terão início no próximo dia 17 de abril, conforme calendário aprovado pelo Conselho de Ensino, Pesquisa e Extensão (CEPE) da UEL. As ações solidárias programadas para este ano são doação de sangue e o cadastro de doadores de medula óssea. Também serão arrecadados itens como ração para uma casa que presta assistência a animais, alimentos para instituições sociais e materiais de limpeza que serão doados a um lar de idosos. Outra ação criativa prevê o incentivo a doação de sangue canino, aproveitando projeto acadêmico existente no curso de Medicina Veterinária.

Para facilitar e incentivar a integração entre os estudantes, serão realizadas atividades como piqueniques, almoços, passeios e até um Sarau. Os estudantes podem consultar a programação completa das atividades programadas pelo site da Prograd no endereço www.uel.br/prograd/recepcao.

Além de promover a recepção e o trote solidário entre os alunos, a Pró-reitoria de Graduação (Prograd) da UEL vai promover mais uma vez o Prêmio Boas Práticas, que busca reconhecer as melhores iniciativas dos estudantes na busca de uma recepção calorosa, em detrimento ao chamado trote violento . Este ano os cursos que se inscreverem serão contemplados com certificados. Interessados em participar do Prêmio deverão se inscrever pelo e-mail prograd.web@uel.br. Basta enviar preenchido o formulário disponível no site da Prograd e fotos e vídeos da atividade. As Inscrições podem ser feitas de 17 de abril a 19 de maio de 2017.

A Prograd vai estar atenta a qualquer violência ou constrangimento causado aos ingressantes. O trote violento é proibido na Universidade segundo resoluções do CEPE e do Conselho Universitário (CU) de 2008. Além disso, a conduta de constranger alguém a participar de trote é considerada crime conforme o Projeto de Lei Municipal nº 7609, de 2014.

A Pró-Reitora de Graduação Sueli Rufini afirma que a informação é importante para conter problemas de violência durante a semana de recepção aos novos alunos e lembra que a Prograd poderá receber eventuais denúncias. "As pessoas às vezes não gostam de denunciar por não saberem que serão amparadas. Se os alunos se manifestarem fica mais fácil coibir", afirma.

Denúncias poderão ser encaminhadas aos Colegiados de curso, à ouvidoria da UEL ou pelo Disque Trote da Prograd nos telefones 3371-4353 e 3371-4363.

Nenhum comentário:

Postar um comentário