segunda-feira, 3 de abril de 2017

Mídias sociais aproximam novos e antigos estudantes

Mariana Ornelas, do 2º ano de Jornalismo, mantém contato com novos colegas

Agência UEL - 31/03/2017

Faltando menos de 20 dias para o início das aulas, estudantes da UEL já mantém contato pessoal e via Internet, inclusive formando pequenas comunidades. A integração entre veteranos e calouros é facilitada pelas novas tecnologias e mídias sociais, sobretudo a partir dos recursos do Facebook e Whatsapp. As aulas terão início no próximo dia 17 de abril, conforme calendário aprovado pelo Conselho de Ensino, Pesquisa e Extensão (CEPE) da UEL.

"Logo que eu fui aprovada meus veteranos mandaram uma mensagem no Facebook, me colocaram em um grupo do Whatsapp e marcaram uma recepção no Lago Igapó. Me senti acolhida e logo nas primeiras semanas de aula já chamaram a gente para sair", testemunha Mariana Ornelas, aluna do 2º ano de Jornalismo, que se prepara agora para receber os novos estudantes do curso.

Mariana conta que sua turma mantém contato frequente com os futuros alunos. Ela até já participou da festa de aniversário de um deles. Para o primeiro dia de aula a turma está preparando uma festa de recepção, investindo sobretudo em atividades que promovam a integração e fortaleça os vínculos pessoais.

Costume entre os estudantes da UEL é a divulgação da aprovação no Vestibular nos perfis pessoais do Facebook. Cada curso é livre para elaborar imagens e símbolos com a proposta de identificação dos aprovados, mostrando que pertencem a uma nova comunidade. Logo após a aprovação, estudantes do 2º ano buscam os novos alunos para interagir e sugerir a atualização da foto de capa.

Izabella Machineski foi aprovada no curso de Direito e aderiu ao costume no início deste ano. A estudante colocou como capa de seu Facebook a foto que diz Direito UEL 2017 - calouro na melhor do Paraná. "Eles [os veteranos] pedem pra gente colocar, é tradição. Uns pedem pra mudar foto, gravar vídeo, mas a capa é mais comum e toda a sala acaba aderindo". Izabella ja foi contatada por seus veteranos e afirma que está sendo muito bem recebida.

A ASCOF, Atlética que integra os dez cursos do Centro de Educação, Comunicação e Artes (CECA), também se preparou para acolher os novos estudantes. Estão programadas atividades como gincana e outras brincadeiras, na praça do CECA, durante a Semana de Recepção aos novos alunos. "O objetivo é apresentar a Universidade e a ASCOF, integrar os novos alunos e possibilitar que eles se conheçam", explica Guilherme Bernardi, membro da ASCOF.

Acolhimento - A Pró-reitora de Graduação, professora Sueli Rufini, valoriza a iniciativa dos estudantes em estabelecer um contato prévio com os alunos. "A recepção é sempre importante para que o ingressante se sinta acolhido e saiba que os colegas estão na expectativa de recebê-lo. O contato pelas redes ajuda e dá essa sensação de segurança ao ingressante. É reconfortante saber que vai ser bem recebido", afirma a Pró-reitora.

Ela adianta que a Prograd apóia o trote solidário e está atenta a qualquer tipo de violência ou constrangimento. Ela informa que o Regimento da UEL prevê que estudantes que se sentirem desrespeitados podem oferecer denúncia ao colegiado de curso, à ouvidoria da UEL ou à própria Prograd.

Este ano a Pró-reitora vai manter a premiação Boas Práticas Solidárias, durante a Semana do Estudante Ingressante. Trata-se de um prêmio que reconhece as melhores iniciativas. Cursos interessados em participar deverão realizar uma única inscrição preenchendo o formulário eletrônico e enviar para o e-mail prograd.web@uel.br material adicional (fotos, vídeos, etc), se for o caso. As inscrições serão de 17 de abril a 19 de maio de 2017. Os cursos também estão preparando uma programação própria direcionada aos ingressantes. Outras informações no endereço www.uel.br/prograd/recepcao.

Nenhum comentário:

Postar um comentário