terça-feira, 21 de julho de 2015

CEPE define Vestibular 2016 e aprova adesão ao SISU

Reunião extraordinária do CEPE foi realizada na tarde desta segunda, 20 de julho

Agência UEL - 20/07/2015


O Conselho de Ensino, Pesquisa e Extensão (CEPE) aprovou o período de inscrição e as datas de realização das 1ª e 2ª fases do Vestibular 2016 da UEL. As provas serão aplicadas em 6 de dezembro (1ª fase), e nos dias 31 de janeiro, 1 e 2 de fevereiro de 2016. Também foi aprovada a adesão de 29 cursos de graduação ao Sistema de Seleção Unificada (SISU). A reunião extraordinária do CEPE ocorreu na tarde desta segunda-feira (20).

As inscrições ao Vestibular vão ocorrer no período de 8 de setembro a 8 de outubro no site da Coordenadoria de Processos Seletivos (COPS), www.cops.uel.br, e o resultado geral do processo seletivo será divulgado em 21 de março. Para a coordenadora da COPS, professora Cristina Bulhões, foram avaliadas questões de logística e as datas dos vestibulares das principais instituições de Ensino Superior para chegar as datas finais aprovadas pelo CEPE. 

SISU - O CEPE também aprovou a adesão de 29 cursos de graduação da UEL ao Sistema de Seleção Unificada (SISU) já a partir deste Vestibular. Com o objetivo de ampliar e democratizar as formas de acesso à Universidade, cada curso vai ofertar porcentagem específica, que varia de 10% a 50%, no número de vagas para ingresso por este sistema. No Vestibular 2016, do total de 3.090 vagas, 580 serão ofertadas por meio do SISU, e o quantitativo de vagas para cada um dos cursos que aderiu constará no Manual do Candidato e será amplamente divulgado antes e durante o período de inscrição. 

De acordo com a reitora da UEL, Berenice Quinzani Jordão, além de ampliar o acesso e permitir que as vagas sejam totalmente preenchidas, a adesão ao SISU possibilita que um maior número de estudantes participe do processo de seleção. "É um passo importante dado pela Instituição, que não visa substituir o Vestibular, mas sim, potencializar a ocupação das vagas existentes", declarou. A reitora defende que a decisão é importante para a UEL no momento que a maioria das Universidades do país já aderiu ao sistema. "Além disso, oportuniza que nossa Instituição participe de editais, de linhas de fomento do governo federal voltadas a políticas e programas de permanência estudantil". 

Ao todo 29 cursos poderão aderir ao SISU, por meio de 30 entradas, conforme a proposta pedagógica de cada curso. São os cursos de Agronomia, Arquivologia, Administração, Artes Cênicas, Biblioteconomia, Biomedicina, Ciências Contábeis, Ciências Econômicas (noturno), Ciências Econômicas (matutino), Ciências Sociais, Educação Física (bacharelado), Educação Física (licenciatura), Enfermagem, Farmácia, Filosofia, Física (licenciatura e bacharelado), Fisioterapia, Geografia, História, Letras (Espanhol), Letras (Francês), Matemática (matutino), Matemática (noturno), Pedagogia, Psicologia, Química (integral), Química (licenciatura), Secretariado Executivo e Zootecnia. Vale ressaltar que todos os anos os Colegiados dos cursos de graduação poderão se manifestar sobre a continuação da adesão, ou não, ao sistema. 

Calendário 2015 - Na reunião extraordinária, o Conselho aprovou ainda a resolução de adequação do Calendário Acadêmico 2015. O 1º período letivo deste ano, que teve início em 23 de março, prossegue até 25 de setembro. Já o 2º período, que começará em 6 de outubro, terminará em 4 de março de 2016.

Nenhum comentário:

Postar um comentário