quinta-feira, 6 de junho de 2013

Feira das Profissões atrai quase 900 alunos ao Campus

Centenas de alunos do Ensino Médio participaram da abertura da Feira das Profissões

Agência UEL - 05/06/2013

A edição 2013 da Feira das Profissões da UEL recebeu nesta quarta-feira (04/06), no Ginásio de Esportes João Santana, quase 900 alunos do terceiro ano do Ensino Médio, de 18 escolas públicas e privadas de Londrina e região. A ideia da feira é orientar a escolha profissional dos jovens a partir da apresentação dos 45 cursos de graduação da Instituição. O evento prossegue até amanhã, quinta-feira, dia 6, das 8 às 12 e das 14 às 18 horas. 

Além de escolas de Londrina, estiveram na abertura da feira, instituições de Cambé, Rolândia, Ibiporã, Primeiro de Maio, Alvorada do Sul e Lupionópolis. Com o objetivo de despertar o interesse e sanar as dúvidas dos jovens, a feira traz estandes interativos com a participação de professores e alunos da UEL, que trouxeram materiais didáticos, equipamentos e peças usadas nas aulas práticas dos cursos.


Estandes mostraram materiais didáticos e equipamentos utilizados em sala de aula

De acordo com a reitora da UEL, Nádina Moreno, a proposta da Feira das Profissões é dar uma dimensão do que cada curso oferece, além de mostrar as possibilidades de atuação profissional. “Este espaço é um estímulo e um incentivo para que o jovem faça a escolha certa, a partir da interação com professores e alunos da Universidade”, afirmou. Já o pró-reitor de Graduação, professor Ludoviko Carnasciali dos Santos, orientou os jovens a explorar os estandes para buscar informações sobre a estrutura, a duração e as áreas de trabalho dos cursos. “A UEL oferece um leque de profissões em vários setores de atuação”, observou o professor ao dar boas-vindas aos estudantes.

Na avaliação da psicóloga Sandra Seraphim, coordenadora do Programa Profissão Certa e do evento, o primeiro dia da feira já superou as expectativas. Segundo ela, a última edição do evento recebeu mais de quatro mil visitantes. O estande da Coordenadoria de Processos Seletivos (COPS) foi um dos mais concorridos da feira. A equipe da COPS colocou à disposição dos alunos material informativo sobre o Processo Seletivo Vestibular da UEL.

Segundo a coordenadora da COPS, Cristina Valéria Bulhões Simon, a feira é a oportunidade de divulgar o período de inscrição para o Vestibular 2014 e as datas das provas. As inscrições para o vestibular serão de 12 de agosto a 12 de setembro, no endereço www.cops.uel.br. A 1ª fase do concurso será dia 10 de novembro, com prova de Conhecimentos Gerais. “Os alunos aproveitam para tirar dúvidas e buscar informações sobre o processo de ingresso na Universidade”, completou Cristina.

Conforme aponta o professor Edmarlon Girotto, do Departamento de Ciências Farmacêuticas, a feira é o espaço ideal para o aluno do Ensino Médio começar a pensar na profissão. “Eles precisam escolher a profissão cedo demais. E aqui é lugar ideal para conhecer um pouco sobre a rotina acadêmica dentro da Universidade”, disse. Já para a professora Neuza Teramon, do Departamento de Matemática, os estandes trazem informações para tirar as dúvidas mais frequentes dos jovens que estão prestes a entrar na Universidade. “Trouxemos diferentes materiais de divulgação sobre o curso de Matemática, e a procura tem sido grande”, apontou.

Munida de folhetos informativos de diversos cursos, após passar por vários estandes da feira, a aluna Daiany Cristina Hireman, 16 anos, da Escola Roseli Pirotto, localizada na zona norte da cidade, reuniu material suficiente para decidir sobre qual curso prestar no próximo Vestibular da UEL. “Gostei muito do curso de Letras, mas ainda estou em dúvida”, disse. Embora já tenha decidido pelo curso de Educação Física, a aluna Jéssica Paula de Queiroz, fez questão de visitar a feira. “O que mais me interessa são atividades ligadas ao esporte”, afirmou. 

A feira é uma realização da Pró-Reitoria de Graduação (PROGRAD), COPS e Coordenadoria de Comunicação (COM). Também participaram da solenidade de abertura da feira a vice-reitora da UEL, Berenice Quinzani Jordão, a secretária Municipal de Educação, professora Janet Thomas, representante do prefeito de Londrina, além de diretores de escolas, chefes de departamentos e coordenadores de colegiados de cursos da UEL.

Veja também:

Programa Profissão Certa

Nenhum comentário:

Postar um comentário