terça-feira, 28 de maio de 2013

UEL ocupa 64ª posição entre as melhores da América Latina


Agência UEL - 28/05/2013

O Brasil tem 28 universidades entre as 100 melhores da América Latina segundo o ranking divulgado hoje (28/05) pela QS Quacquarelli Symonds Limited, organização britânica especializada na avaliação de universidades. A Universidade de São Paulo (USP) manteve a liderança e aparece como melhor instituição de ensino superior do continente. Três paranaenses também se destacam na lista. A Universidade Federal do Paraná (UFPR), na 37ª colocação, a Universidade Estadual de Londrina (UEL), 64ª, e a Universidade Estadual de Maringá (UEM), na posição 84. Cada uma delas registrou progresso de cinco pontos da classificação de 2012 para a de 2013.

Para a reitora da UEL, Nádina Moreno, a diminuição de professores temporários com o consequente aumento de efetivos foi importante para o avanço. "Além disso, há alguns anos a Universidade passou a exigir titulação de mestre e doutores em concursos públicos, fator que teria impulsionado a produção de artigos acadêmicos", reforça a reitora que ainda não recebeu o relatório detalhado do ranking sobre a instituição.

Além da USP, o país tem outras três instituições no top 10. A Universidade de Campinas (Unicamp) aparece na terceira posição, a mesma registrada em 2012. Também não houve mudanças na colocação da Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ), a 8ª melhor em 2012 e 2013. A novidade da lista é a Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG), que aparece no top 10 pela primeira vez. No ano passado a Instituição mineira ficou em 13ª.

Considerando a lista de trezentas instituições que aparecem no ranking, a representatividade dos países em número de universidades é de: Brasil (81), México (50), Colômbia (42), Chile (30), Argentina (30), Peru (17), Equador (9), Venezuela (8), Cuba (5), Uruguai (4), Costa Rica (4), Paraguai (3), Panamá (5) Guatemala (3), República Dominicana (3) El Salvador (2), Porto Rico (2), Honduras (1). As dez primeiras colocações são dominadas por Brasil, Chile, Colômbia e México.

O QS University Rankings: Latin America usou sete indicadores para fazer sua classificação. Reputação acadêmica, reputação como empregador, artigos produzidos por professores, citações em artigos, relação do estudante com a universidade, proporção de doutores no corpo docente e impacto das pesquisas na web. (Fonte: Gazeta do Povo/GRPCOM).

Nenhum comentário:

Postar um comentário