terça-feira, 7 de maio de 2013

Começa o Simpósio de Ensino Eletrônico da UEL

Aberto hoje, o simpósio prossegue até sexta-feira
Agência UEL - 06/05/2013

Com a presença dos especialistas portugueses António Augusto Fernandes e Ana Maria Fernandes, teve início hoje (06/04) na sala 103 do CCH, e prossegue até sexta-feira, o Simpósio Internacional de E-Learning Aplicado no Contexto Educativo da UEL, dirigido a coordenadores de colegiados de cursos de graduação e outros docentes convidados pela Pró-Reitoria de Graduação. O Coral do Campus fez uma apresentação na solenidade de abertura.

O tema geral do simpósio é o uso das tecnologias da informação e da comunicação (TIC) no ensino, tanto em educação à distância como no ensino presencial. Na conferência de abertura, realizada nesta manhã, o professor António Augusto Fernandes falou sobre “O Ensino Superior e a Formação Profissional no Século XXI – Aprendizagem através da tecnologia”.


António Augusto Fernandes fez a conferência de abertura do simpósio

Ainda hoje, o professor António apresentará o resultado de experiências no ensino através das TIC em áreas tão diversas como Medicina, Farmácia, Educação, Mecânica, Comportamento, Negócios, Biologia e Estatística.

De amanhã a sexta-feira, de manhã e à tarde, serão realizados workshops, a cada dia para um grupo de cursos de uma área do conhecimento, sob a orientação dos professores António e Ana Maria. 

O professor é psicólogo, doutor em educação à distância (EAD), coordena as ações de EAD da Universidade Católica de Lisboa e da Universidade da Extremadura, e dirige uma empresa de consultoria especializada na área, a DLC; e Ana Maria Fernandes, mulher de António, é membro do Instituto Superior de Gestão da Universidade Técnica de Lisboa.

A coordenação do evento é do professor Ronaldo José Nascimento, do Departamento de Educação Física. Nascimento fez cursos no Exterior sobre o uso da TIC no ensino e sobre EAD, e conhece o professor António há 15 anos. “Os cursos que ele desenvolveu poderão servir de modelo para nós, da UEL, produzirmos o nosso material com base nas TIC”, observa. 

O Simpósio Internacional de E-Learning Aplicado no Contexto Educativo da UEL tem o apoio do Projeto Pró-Saúde (Programa Nacional de Reorientação da Formação Profissional em Saúde) da UEL.

Nenhum comentário:

Postar um comentário