sexta-feira, 8 de abril de 2016

Campus está pronto para o início do ano letivo 2016

O total de 16.577 alunos voltam às aulas na próxima segunda-feira (11)

Agência UEL - 08/04/2016

O ano letivo 2016 da UEL começa na próxima segunda-feira (11) nos nove Centros de Estudos - CCB, CTU, CCA, CCE, CESA, CCH, CECA, CEFE e CCS, localizados dentro e fora do Campus Universitário. Ao todo 16.577 alunos retornam às aulas nos 53 cursos de graduação (turnos e habilitações), e 236 cursos de pós-graduação da Universidade.

O início do ano letivo promete devolver ao Campus a movimentação característica de uma comunidade universitária formada por 21.662 pessoas, somados alunos, docentes e servidores. Vale lembrar que o calendário acadêmico passou por readequação em função da greve das Universidades Estaduais ocorrida no ano passado durante 45 dias. 

A expectativa de retorno às aulas gira em torno dos mais de 3 mil novos alunos aprovados no Vestibular 2016, e oriundos do Sistema de Seleção Unificada (SISU), modalidade de ingresso ofertada pela primeira vez. Eles serão recepcionados pelos respectivos Colegiados de Cursos com ações pedagógicas, solidárias e recreativas. As atividades são planejadas pelos colegiados dos cursos de graduação em parceria com Pró-reitoria de Graduação (PROGRAD). Confira a programação com as atividades de Recepção aos Estudantes Ingressantes planejada por cada curso de graduação da Instituição, disponível na página da PROGRAD - uel.br/prograd.

Recepção - Tradicionalmente, para marcar a volta às aulas, a Prograd promove o Programa de Recepção dos Ingressantes, que reforça o combate ao trote violento, ao mesmo tempo em que incentiva a adesão dos novos alunos a campanhas solidárias. E para reforçar ainda mais esse incentivo, a Prograd promove o prêmio "Boas práticas solidárias", que reconhece com certificado de honra ao mérito as ações desenvolvidas pelos alunos durante a semana de recepção. As atividades dos anos anteriores podem ser acessadas através do portal da pró-reitoria.

"Não ao trote violento": Lema da Prograd visa o incentivo ao trote solidário
Os participantes deverão fazer o registro das ações por meio de fotos e vídeos, visando a continuidade do projeto no próximo ano. Para 2016, a Prograd incluiu uma segunda categoria na campanha. "Todos os cursos podem se inscrever em duas modalidades, uma prática solidária de tema independente e uma modalidade especial, criada este ano, para trabalhar com a prevenção de doenças transmitidas pelo Aedes aegypti. Um mesmo aluno pode se inscrever e ser reconhecido nas duas categorias", explicou a professora Ângela Maria de Sousa, pró-reitora de graduação.

São temas de "caráter diverso" (modalidade 1); e tema relacionado a "Ações contra o Aedes" (modalidade 2). Além da página uel.br/prograd/recepcao conter as indicações e link de inscrição para a campanha. Ainda estão disponíveis várias informações úteis aos ingressantes, como a Resolução CEPE/CA nº 177/2008, que regulamenta a recepção dos alunos na UEL, expondo e proibindo o que a instituição considera como ação violenta.

No mesmo endereço, são divulgadas linhas telefônicas que podem ser usadas para a denúncia de ações violentas ou constrangedoras. Além da opção 0800 400 4474, também estão à disposição da comunidade universitária os telefones 3371 4483 ou 337143 63, chamados de Disque-Trote. Também estarão disponíveis em breve os telefones diretos das comissões formadas em cada Centro de Estudo para lidar com os casos.

Com a readequação do calendário, os alunos terão duas semanas de férias no mês de agosto, do dia 14 ao dia 28. As aulas seguem, sendo interrompidas por um breve recesso entre 23 de dezembro e 6 de janeiro. O encerramento do calendário está previsto para o dia 20 de janeiro.

Os serviços de manutenção e limpeza do Campus Universitário foram reforçados pela equipe da Prefeitura do Campus Universitário (PCU), com a poda preventiva de árvores e melhora na iluminação em pontos de grande circulação em toda extensão do Campus.

Apesar de ser um trabalho realizado regularmente, ele avança bastante nas férias devido ao baixo fluxo de veículos. Além disso, o prefeito do campus Dari Toginho, comentou outros pontos importantes programados na rotina de manutenção da universidade. "Nós fizemos uma vistoria dos principais pontos de trânsito da comunidade universitária e verificamos quatro pontos que têm um pouco mais de problema em relação à iluminação à noite, que são as imediações do Prédio do PDE, da Capela, no CESA; próximo ao ponto de ônibus do CCB, além da rotatória do CCH. E a melhoria já está sendo providenciada", disse o prefeito do Campus.

Ainda de acordo com o Prefeito do Campus a nova rotina de patrulhamento dos Agentes de Segurança visa o reforço da segurança ao longo do Campus Universitário. Os Agentes de Segurança deixam os pontos fixos para fazer o patrulhamento volante, cobrindo toda Universidade. "Ficamos mais próximos da comunidade universitária, num primeiro momento", constata Dari Toginho. Ele lembrou ainda que câmeras de alta tecnologia já fazem o monitoramento do Calçadão, e das vias que dão acesso à Universidade.

Semana Pedagógica de Docentes da UEL

A Pró-Reitoria de Graduação (PROGRAD) promove em parceria com o Grupo de Estudos de Práticas em Ensino (GEPE) a 3ª Semana Pedagógica de Docentes da UEL. A semana prossegue até 15 de abril. Esta atividade marca o início do ano letivo de 2016 com uma série de ações pedagógicas voltadas para os docentes e sob responsabilidade dos Colegiados de Cursos de Graduação. A 3ª Semana Pedagógica da UEL está prevista no calendário das atividades acadêmicas, conforme resolução do Conselho de Ensino Pesquisa e Extensão (CEPE nº 76/2015).

Usuários contam com compra antecipada de créditos para as refeições no RU

RU deverá servir em média 4.600 refeições diariamente, somados almoço e jantar
Com o início das atividades acadêmicas, o Restaurante Universitário (RU) volta a funcionar normalmente, servindo almoço e jantar. Devido às férias letivas, o RU funcionou por um período em horário especial, apenas no almoço. Segundo informações da equipe do RU, a expectativa é servir em média de 4.600 refeições diariamente na volta às aulas.

Vale lembrar que o RU conta com o serviço de compra antecipada de créditos para as refeições pelo site do RU, ou em totens instalados no pátio do restaurante. O objetivo é proporcionar o pagamento das refeições por meio de cartão de crédito ou débito, reduzindo o tempo de espera no caixa. O valor da refeição para o estudante é de R$ 3,40. Também é possível ainda consultar os cartões que serão aceitos no site do restaurante: uel.br/ru.

Nenhum comentário:

Postar um comentário