quinta-feira, 18 de dezembro de 2014

UEL incentivará recepção cidadã e solidária

Encontro definiu campanha para combater atitudes violentas e desrespeitosas

Agência UEL - 17/12/2014

No próximo dia 15 de janeiro, com a divulgação do resultado do Vestibular 2015, a UEL entra em contagem regressiva para receber os 3.090 novos estudantes de graduação. Para marcar esta conquista dos novos alunos, administração, Pró-reitoria de Graduação (Prograd) e diretores de Centros anteciparam o planejamento das ações focando uma recepção calorosa e cidadã no próximo ano.

A primeira reunião que debateu o assunto foi realizada nesta quarta-feira (17), na Reitoria, quando foram definidas diretrizes e ações da campanha que pretende incentivar o chamado trote solidário e o combate efetivo a atitudes violentas e desrespeitosas. O ano letivo de 2015 terá início em 19 de fevereiro do próximo ano, conforme calendário aprovado pelo Conselho de Ensino Pesquisa e Extensão (CEPE).

"Iniciamos uma série de debates com a preocupação de planejar uma recepção exemplar aos novos estudantes e ao mesmo tempo incentivar o trote sem violência, já que a Universidade tem um papel educativo", definiu a reitora da UEL, Berenice Quinzani Jordão. A reitora ressaltou ainda a necessidade do trabalho de conscientização junto aos alunos, visando inclusive o combate a ações violentas, principalmente dentro do Campus. O que envolveria também, segundo a reitora, uma parceria da UEL com a sociedade, órgãos de classe e entidades representativas de vários setores.

A ideia é coibir a prática do trote violento intensificando ações junto à comunidade e entidades beneficentes de Londrina, conforme ocorreu em anos anteriores. Para tanto a Prograd conta com o apoio dos colegiados dos cursos, Centros de Estudos, Departamentos, Centros Acadêmicos, Coordenadoria de Comunicação Social (COM), além dos veículos de comunicação.

Boas Práticas

O fato é que a iniciativa já virou tradição na Universidade. Exemplo disso é a promoção da Prograd do "Prêmio Boas Práticas Solidárias", que sempre começa na "Semana de Recepção ao Estudante Ingressante", logo no início das aulas. Estas ações oferecem uma certificação para as atitudes de cunho solidário, também chamado de "trote solidário", promovidos em conjunto pelos Colegiados, Direção de Centros e Centros Acadêmicos, com a participação dos alunos.

Só na última edição do prêmio foram entregues certificados para 15 cursos, um reconhecimento pelas ações voluntárias executadas para recepcionar os novos estudantes. Participaram da iniciativa os cursos de Administração, Arquivologia, Ciências Econômicas, Arquitetura e Urbanismo, Biblioteconomia, Biomedicina, Design de Moda, Design Gráfico, Engenharia Civil, Engenharia Elétrica, Enfermagem, Farmácia, Medicina, Medicina Veterinária e Zootecnia. Eles ajudaram ao todo 13 instituições de Londrina.

Além de incentivar toda a comunidade a adotar práticas positivas na recepção dos novos alunos, a UEL deverá, no início do ano letivo, colocar em funcionamento o Disque Trote, que acolhe denúncias de práticas abusivas cometidas contra estudantes. Outra alternativa é a própria Ouvidoria da UEL, que também pode receber denúncias e dar o encaminhamento administrativo, seguindo os estatutos que coíbem qualquer prática violenta contra membros da comunidade universitária. O objetivo é estabelecer canais eficientes, visando coibir excessos e garantindo a segurança e uma recepção saudável aos estudantes. 

Veja também:

Programa de Recepção dos Ingressantes

Nenhum comentário:

Postar um comentário