terça-feira, 16 de dezembro de 2014

Gestores debatem nova política de graduação

Encontro avaliou as diretrizes da graduação e a formação continuada do professor

Agência UEL - 15/12/2014

A Pró-reitoria de Graduação (PROGRAD) reuniu nesta segunda-feira (15), na Sala Ana Ito, os novos diretores de Centros de Estudos, com o objetivo de divulgar as diretrizes da política de graduação, visando os 53 cursos de graduação, sendo 15 licenciaturas e 38 bacharelados. A reunião foi coordenada pela Pró-reitora de Graduação, Ângela Maria de Sousa Lima, acompanhada da diretora de Assuntos Acadêmicos, Adriana Regina de Jesus e pela Diretora Pedagógica, Maria Helena Guariente.

Segundo a Pró-reitora, o encontro buscou avaliar o trabalho desenvolvido pela Pró-reitoria, visando atender as demandas e expectativas dos Centros de Estudos. "As políticas de graduação são programas e projetos que dão apoio as atividades acadêmicas. O desafio agora é fortalecer ações que já eram desenvolvidas", definiu ela.

A PROGRAD possui uma série de projetos de pesquisa em ensino, programas de formação complementar e monitoria acadêmica. O objetivo é dar apoio à pesquisa, ensino e extensão. Entre as ações desenvolvidas estão o Programa de Educação Tutorial (PET), Programa de Educação pelo Trabalho (PETSaúde), Programa de Consolidação das Licenciaturas e Programa Institucional de Bolsas de Iniciação à Docência (PIBID), que inclusive tem 788 bolsas de iniciação à docência. Existe ainda o Ciências Sem Fronteiras e o Ciclo Intercultural de Iniciação Acadêmica para Estudantes Indígenas, em parceria com a Comissão Universidade para Índios (CUIA).

Outro assunto discutido foi o processo de consolidação do Grupo de Estudos em Práticas de Ensino (GEPE), cujo objetivo é debater a ação e a formação continuada do professor, considerando o aprimoramento do processo ensino-aprendizagem. O Gepe é composto por 24 integrantes, dois representantes de cada um dos Centros de Estudos.

Conforme informou a Diretora Pedagógica, Maria Helena Guariente, no início do próximo ano letivo a "Semana Pedagógica", direcionada aos docentes, será realizada com apoio do GEPE/PROGRAD, no período de 9 a 13 de fevereiro. Já a "Recepção aos Estudantes Ingressantes" começa a partir do dia 19 de fevereiro, com um programa de recepção elaborado pelos Colegiados de Cursos e Centros Acadêmicos.

Nenhum comentário:

Postar um comentário