terça-feira, 4 de setembro de 2012

Folha de São Paulo elege UEL entre as 25 melhores do país



Agência UEL - 03/09/2012

A UEL está entre as 25 universidades melhor avaliadas pelo Ranking Folha Universitário (RUF) divulgado nesta segunda-feira (3) pelo jornal Folha de São Paulo, elencando os melhores centros de pesquisa e de formação de mão de obra especializada do país.

Para elaborar a ranking o jornal utilizou uma metodologia baseada em indicadores internacionais. Foram classificadas 232 instituições de ensino superior brasileiras, sendo 41 faculdades e centros universitários e 191 universidades. A UEL foi a estadual paranaense com a maior nota no quesito avaliação do mercado.

O RUF se baseou em entrevistas feitas pelo Datafolha com pesquisadores e com executivos de Recursos Humanos. Os indicadores que compõem a fórmula são: Qualidade de Pesquisa, Qualidade de Ensino, Avaliação de Mercado e Indicador de Inovação.

De acordo com o ranking, a Universidade Estadual de Londrina ficou com 59,96 nota total. A Universidade teve 0,53 no item que avaliou a Qualidade de Ensino; 44,02 na Qualidade da Pesquisa; 11,46 na Avaliação de Mercado e 3,95 no Indicador de Inovação.

Para a vice-reitora da UEL, Berenice Quinzani Jordão, esta pontuação é importante porque destaca o nome e a marca da Universidade em nível nacional. “Isto mostra que estamos no caminho certo em capacitar todos os nossos servidores, o que é evidenciado na qualidade de ensino e no conhecimento que estamos gerando, que se reflete diretamente nos trabalhos científicos e de extensão”, afirmou.

Ela acredita que a nota também demonstra que o investimento público no ensino superior dá resultados concretos, a partir da qualificação de mão de obra altamente especializada. A vice-reitora comentou ainda o quesito “Inovação Tecnológica”, que mereceu reconhecimento por parte da pesquisa. Segundo Berenice, a UEL foi pioneira neste trabalho com a instalação da Incubadora Internacional de Empresas de Base Tecnológica (Intuel), ainda na década passada.

“O papel da Universidade é também incorporar novos conhecimentos no setor produtivo. Essa é a nossa contribuição. Utilizar o conhecimento gerado para melhoria dos produtos e processos na iniciativa privada”, afirmou ela. Sobre o quesito “Avaliação de Mercado”, maior nota obtida pela UEL, a vice-reitora explicou que a nota espelhou que os profissionais absorvidos correspondem plenamente à expectativa do mercado.

“Este é o melhor indicador para medir que estamos formando profissionais adequados às demandas da sociedade, com vista inclusive à competitividade internacional”, comentou a vice-reitora.

Já a diretora de apoio à ação pedagógica da Pró-Reitoria de Graduação, Maria Helena Guariente, acredita que o levantamento da Folha de São Paulo serve para dar visibilidade às centenas de projetos acadêmicos desenvolvidos pela comunidade científica. “A pesquisa ouviu gestores de recursos humanos, nesse sentido a pontuação é interessante porque denota que nossos alunos estão sendo absorvidos e bem aceitos no mercado de trabalho”, avaliou a diretora.

Segundo ela, a UEL tem 240 projetos de pesquisa já realizados e mais de 35 patentes. “Este é um filão que tende a crescer com grande produtividade”, opinou ela. Ela comentou ainda o impacto que a pesquisa provoca em Londrina e região, a partir da formação de recursos humanos com especialidade e competência, além dos investimentos gerados com estrutura de laboratórios, pagamentos de bolsas científicas e acadêmicas e a realização de congressos e jornadas. “Sem contar a formação de profissionais que o mercado deseja, com perfil crítico e reflexivo”, definiu a professora.


Veja também: Cursos de Graduação da UEL

Nenhum comentário:

Postar um comentário