terça-feira, 22 de dezembro de 2015

UEL é a quarta melhor estadual do país segundo o Enade

Agência UEL - 21/12/2015

O Exame Nacional de Desempenho de Estudantes (Enade/2014) mostrou que a UEL tem 14 cursos avaliados com conceito 4 e 5, as maiores notas atribuídas pelo indicador. O resultado foi divulgado esta semana pelo Ministério da Educação (MEC). Ao todo foram avaliadas 24 graduações - considerando licenciaturas e bacharelados. O curso de Ciências Biológicas (Licenciatura) atingiu conceito 5. Outros 13 cursos da UEL tiveram nota 4, oito receberam 3 e dois nota 2.

Levantamento feito pela Diretoria de Avaliação e Acompanhamento Institucional da Pró-Reitoria de Planejamento (Proplan) mostrou que a UEL ficou em 22º lugar considerando o Índice Geral de Cursos (IGC) entre todas as Universidades brasileiras. O mesmo índice colocou a UEL entre as quatro melhores Instituições de Ensino Superior Públicas Estaduais em todo o país.

Os cursos que receberam nota 4 em 2014 foram Arquitetura e Urbanismo, Artes Visuais (licenciatura); Ciências Biológicas (bacharelado); Ciências Sociais (bacharelado e licenciatura); Educação Física (licenciatura); Engenharia Civil; Engenharia Elétrica; Geografia (licenciatura); História (licenciatura); Letras Português (bacharelado); Pedagogia (licenciatura) e Química (licenciatura).

Tiveram conceito 3 os seguintes cursos: Ciência da Computação (bacharelado); Física (licenciatura e bacharelado); Geografia (bacharelado); Letras Português (licenciatura); Matemática (licenciatura); Música (licenciatura); Química (bacharelado). Outras duas graduações foram avaliadas com nota 2: Filosofia (licenciatura) e Matemática (bacharelado).

O objetivo do Enade é avaliar o desempenho dos estudantes com relação aos conteúdos programáticos previstos nas diretrizes curriculares. Além da prova, também são instrumentos de avaliação um questionário de impressões dos estudantes sobre a prova, um questionário do estudante e outro questionário direcionado ao coordenador do curso. Fazem o exame, estudantes do último ano dos cursos previamente selecionados pelo MEC, que se repetem a cada três anos.

O foco do exame, enquanto componente curricular obrigatório, são as competências e habilidades necessárias para a formação geral e profissional, além do nível de atualização dos estudantes com relação à realidade brasileira e mundial.

Nenhum comentário:

Postar um comentário