quinta-feira, 6 de agosto de 2015

UEL busca parceria com Universidade de Córdoba

Professoras argentinas se reuniram nesta terça com equipe da Pró-reitoria de Graduação

Agência UEL - 04/08/2015

Com o objetivo de reforçar a mobilidade acadêmica de alunos e professores da Escuela Superior de Comercio Manuel Belgrano - Universidad Nacional de Córdoba, a UEL recebe durante esta semana representantes da Universidade Argentina. O objetivo da visita das professoras Verónica Seguí, coordenadora da Comissão de Intercâmbio e da área de Espanhol como Língua materna e Verónica Yonson, da área de Artes Plásticas, é identificar possíveis parcerias acadêmicas. A Universidade de Córdoba existe há 403 anos, sendo que na América Latina é a instituição que mais recebe estrangeiros.

As duas professoras argentinas foram recebidas na manhã desta terça-feira (4) na Pró-reitoria de Graduação (PROGRAD), quando conheceram em detalhes os mais 50 cursos oferecidos na UEL, incluindo as Licenciaturas. As professoras também participam a partir desta quarta-feira, dia 5, da 2ª Jornada Internacional Brasil/Argentina - Prácticas docentes en contexto internacional, que será realizado no Centro de Ciências Humanas (CCH), visando a promoção de pesquisas sobre o ensino da Língua Espanhola e Língua Portuguesa como línguas maternas e estrangeiras no Brasil e Argentina. O evento é direcionado aos alunos dos cursos de Letras (Espanhol, Inglês, Francês, Português), Artes e demais licenciaturas.

De acordo com a Pró-reitora de Graduação, Ângela Maria de Sousa Lima, a aproximação com a Universidade de Córdoba e a Escuela Superior de Comercio Manuel Belgrano busca a institucionalização do estágio obrigatório no exterior. A mobilidade acadêmica visa atender as licenciaturas da UEL, com a participação de estudantes e professores das duas Instituições. Outra proposta é o investimento na da formação continuada por meio de vídeo-conferências direcionada aos professores da UEL e da Instituição Argentina.


Vice-reitor, Ludoviko Carnasciali Santos despachou com representantes da Universidade argentina na parte da tarde

Na tarde desta terça-feira, as professoras foram recebidas pelo vice-reitor, Ludoviko Carnasciali Santos. Também participaram da reunião a pró-reitora de graduação Ângela Maria de Sousa Lima, a diretora do Laboratório de Línguas da UEL, professora Valdirene Zorzo Veloso, o pró-reitor de extensão Sérgio de Melo Arruda, a coordenadora do Programa Ciências Sem Fronteiras, professora Milena Kanashiro, o coordenador do PIBID, professor Carlos Alberto Albertuni, o diretor da Aintec, Edson Miura e Fernanda Torres, chefe do setor de Mobilidade Acadêmica da PROGRAD. 

Intercâmbio - No ano passado, três estudantes do curso de Letras Espanhol da UEL fizeram pela primeira vez do estágio obrigatório na Escuela Superior de Comércio Manuel Belgrano, da Universidade Nacional de Córdoba (UNC), na Argentina. Foram os estudantes Felipe Fontana Domingues, Lais Vitto da Silva e Massao Kawahama. Eles permaneceram 33 dias no país desenvolvendo atividades acadêmicas nas instituições da Argentina, acompanhados pela professora Valdirene Zorzo Veloso. Outros três alunos do curso irão participara do intercâmbio no próximo ano na mesma instituição.

Nenhum comentário:

Postar um comentário