segunda-feira, 10 de setembro de 2012

Natureza no Campus

Ipês brancos floridos chamam atenção no Campus da UEL

Ipês anunciam a primavera antecipada no Campus

Agência UEL - 06/09/2012

Os ipês floridos indicam que pelo menos no Campus Universitário a estação da Primavera já chegou. A florada antecipada das dezenas de ipês-brancos, árvore nativa do cerrado e do pantanal, anuncia que o início da estação está perto, pois a Primavera começará no dia 21 de setembro e vai até 20 de dezembro.

Os frequentadores do Campus são brindados com a cena que parece de filme, pois o branco dos ipês se destaca na paisagem. O resultado é um verdadeiro “show” de beleza e exuberância da natureza. O ipê pertencente à família das bignoniáceas. A árvore é do gênero tabebuia. De origem tupi-guarani, a palavra ipê significa pau ou madeira que flutua, e era denominada pelos índios como caxeta. 


clique na imagem para ampliar

Campus da UEL serve de abrigo para maritacas

Agência UEL - 24/07/2012

Três belos exemplares de maritacas foram flagrados nesta tarde (24) pelo fotógrafo da COM, Daniel Procópio. As aves ocupavam tranquilamente um galho de uma árvore alta, localizada próxima à Reitoria da UEL. Com mais de 235 mil hectares de área, o Campus Universitário costuma servir de abrigo seguro para animais de pequeno porte, como macacos, saguis e aves.

A presença das maritacas no Campus denuncia a proximidade do período de reprodução da espécie, que vai de agosto a janeiro. Os pássaros escolheram local um ideal para construir o ninho. No Campus a vida parece sempre recomeçar. Aqui nascem as soluções apontadas pela ciência. Também são formados novos profissionais, que aqui iniciam uma nova etapa. É nesta atmosfera que novas aves deverão surgir. A fêmea põe de três a cinco ovos, que necessitam de cerca de 25 dias para incubar. A expectativa é que na primavera tenhamos então uma nova geração de maritacas. 


clique na imagem para ampliar

Pica-pau chama atenção no Campus Universitário

Agência UEL - 16/05/2012

Um pica-pau da cabeça vermelha comparece todos os dias no pé de mamão localizado próximo à Assessoria de Tecnologia da Informação (ATI) e PROPPG para se alimentar da fruta madura. O pequeno pássaro chama a atenção de servidores do setor pela beleza e persistência, pois para saciar a fome o pica-pau bica aos poucos, delicadamente, o mamão por meio de um buraco.

Ficou decidido que a fruta não será colhida, afinal ela já tem dono. O pássaro não é o único da espécie, vários deles são vistos constantemente em árvores do Campus Universitário. 

Nenhum comentário:

Postar um comentário