terça-feira, 18 de setembro de 2012

Estudantes de licenciaturas embarcam para Portugal

Grupo de estudantes embarca para Portugal nesta terça-feira  

Agência UEL - 17/09/2012

Sete estudantes dos cursos de Matemática, Ciências Biológicas e Educação Física embarcam nesta terça-feira (18) para Portugal, onde iniciam nos próximos dias as atividades de graduação na Universidade de Coimbra, uma das mais tradicionais da Europa, criada no século XIII, e que tem 20 mil alunos.

Os acadêmicos foram selecionados no início deste ano no Programa de Licenciaturas Internacionais da Coordenação de Aperfeiçoamento do Pessoal do Ensino Superior (CAPES), junto com estudantes de outras 63 universidades brasileiras. Pelo programa, eles deverão permanecer dois anos em Portugal.

Os estudantes participaram nesta segunda-feira (17) de uma reunião na Pró-Reitoria de Graduação (Prograd), onde receberam as últimas instruções antes do embarque. Esta é a primeira vez que a UEL participa de um programa de intercâmbio internacional, envolvendo as licenciaturas.

Esse programa é um trabalho em conjunto entre o Fórum Permanente das Licenciaturas (FOPE), Prograd, Colegiados dos Cursos de Ciências Biológicas, Matemática e Educação Física e professores coordenadores do Projeto, Álvaro Lorencini Júnior, Ana Claudia Saladini, Silvia Santos e Mariana Soares de Andrade.

O pró-reitor de Graduação da UEL, Ludoviko Carnasciali dos Santos, orientou os estudantes a respeitarem a identidade cultural dos portugueses, bem mais formais do que os brasileiros. Outra dica do professor foi quanto à importância de registrar as experiências no exterior, visando repassá-las posteriormente a outros estudantes.

O grupo que embarca para Portugal é formado pelos estudantes Nilva de Oliveira e Ari Alves de Almeida (Educação Física); Bruna Silva Souza e Elias Borges da Silva (Matemática) e Gislaine Souza, Bianca Silva e Jheimison da Silva Rosa (Ciências Biológicas). De acordo com as regras do programa, os estudantes serão avaliados no primeiro ano de estudo, renovando seus vistos para uma estada de mais um ano. Ao completar este período, os acadêmicos retornam à UEL, onde concluirão a graduação. Estes estudantes terão direito a certificados de conclusão das duas Instituições de Ensino.

2 comentários: