quinta-feira, 5 de julho de 2012

Mais atenção às necessidades especiais


As professoras Ednéia Hayashi e Maria Cristina Marquezine, com a psicóloga Ingride Ausec: em novembro será realizado o Seminário sobre Inclusão no Ensino Superior

Agência UEL - 04/07/2012
Pedro Livoratti 

O Núcleo de Acessibilidade (NAC) da Pró-Reitoria de Graduação (PROGRAD) entrega no próximo mês uma Sala Multifuncional que será utilizada para atendimento especializado de estudantes com deficiência visual, oferecendo equipamentos e apoio, cumprindo o Decreto Federal 7.611, que garante educação inclusiva em todos os níveis, com igualdade de oportunidades. Paralelamente, o NAC pretende fazer um mapeamento do total de universitários que necessitam de atendimento especializado visando facilitar o cumprimento das atividades acadêmicas e a inclusão deste estudante. 

Desde 2009 a UEL solicita que os estudantes aprovados no Vestibular apontem, no ato da matrícula, se apresentam alguma deficiência ou necessidade especial. A coordenadora do Núcleo, a psicóloga, Ingrid Ausec, explica que a preocupação é avaliar cada caso, oferecendo a chamada tecnologia assistiva, ou seja, equipamentos como impressora braile, lupa eletrônica, máquina de escrever em braile e computadores com sintetizadores de voz, além de gravadores. 

Outro serviço especializado que deverá ser oferecido até o final deste ano são leituras e digitações de textos, fundamentais para alunos com baixa visão ou cegueira. Segundo a coordenadora, atualmente a UEL tem sete estudantes cadastrados com esta condição, em quatro graduações. No final de junho, a equipe técnica do NAC se reuniu com os coordenadores dos colegiados destes cursos com o objetivo de prestar uma assistência aos professores e departamentos, visando um atendimento educacional adequado destes estudantes.“Há várias maneiras de oferecer acessibilidade, muitas vezes é possível prestar um atendimento sem qualquer custo, apenas adequando um texto às necessidades do estudante”, comenta a coordenadora. Folders e artigos, por exemplo, podem ser oferecidos em arquivos gravados em CD, desde que contenham letras maiores. 

Por estas razões, o trabalho do Núcleo prevê este contato com a comunidade universitária, divulgando que a Legislação garante a acessibilidade. Segundo ela, na medida em que a inclusão vem se firmando na sociedade, com cada vez mais estudantes especiais no ensino fundamental e médio, é de esperar que muito em breve o ensino superior terá também maior procura deste público. 

Exemplo disso foi a oferta de provas especiais para deficientes auditivos no último Vestibular da UEL. Dos 22 candidatos inscritos, nenhum acabou aprovado. Mas a oferta desta possibilidade implica em uma Universidade devidamente preparada para atender este acadêmico na sua plenitude. Hoje, a UEL conta com duas professoras de Língua Brasileira de Sinais (Libras), que atuam nos cursos de Pedagogia, Letras e demais licenciaturas. 

Informações e contatos com o NAC pelo podem ser feitos pelo telefone (43) 3371-4148 ou ainda por meio do endereço www.uel.br/prograd/nac

Congresso debaterá inclusão no Ensino Superior 

A garantia de acessibilidade do estudante cego e surdo-cego será o tema do III Seminário sobre Inclusão no Ensino Superior (SIES), que será realizado em 27 e 28 de novembro, no Anfiteatro Maior do CCH. O seminário é realizado bianualmente e tem o objetivo de envolver estudantes, professores e pesquisadores no processo de inclusão de estudantes. O encontro deverá debater temas como o acesso e permanência do estudante cego ou de baixa visão; formação e inserção profissional e práticas educacionais e recursos pedagógicos. 

Também estão previstas apresentações de trabalhos, além de uma comemoração alusiva aos 20 anos de atividade do Serviço de Educação Especial na UEL. Entre os palestrantes confirmados está o professor e pesquisador Hélio Orrico, deficiente visual, membro do Conselho de Defesa de Direitos da Pessoa Portadora de Deficiência de Duque de Caxias (RJ) e militante da área de inclusão social e educação inclusiva. Professores e pesquisadores da UEL também estão entre os palestrantes do seminário. 

O III SIES é organizado pela Prograd e NAC, com coordenação professora Maria Cristina Marquezine, do Departamento de Educação (CECA). O seminário envolverá ainda professores e estudantes dos cursos de Pedagogia, Psicologia, Fisioterapia, Educação Física e Esporte. Informações estão disponíveis no endereço www.uel.br/eventos/sies.

Nenhum comentário:

Postar um comentário